Cantora paraense é atração neste sábado na Praça Rio Branco

Por - em 398

A Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, receberá neste sábado (3) a cantora paraense Liah. No repertório, canções consagradas nas vozes de cantores nacionais serão agora apresentadas na melodia doce e harmoniosa de sua compositora. O show faz parte do projeto Corredor Cultural realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope) e tem início às 15h.

A cantora e compositora tem sua voz reconhecida do grande público em função da presença de suas músicas em telenovelas. Seu trabalho autoral, por sua vez, também é bastante conhecido. Exemplos são as músicas “Fotos no Espelho”, gravado por Angélica, “Um dia acontece” interpretado por KLB, “Decidi” por Wanessa Camargo e “Você desperdiçou” e “Nada é por acaso”, por Sandy e Júnior.

Em João Pessoa, Liah apresentará seus sucessos registrados nos discos “Liah”, “Perdas e Ganhos”, “Livre” e o mais recente “Quatro Cantos”. Sem hipocrisia, a cantora defende que as trilhas de novelas ampliam o público das canções e que a tendência é continuar compondo músicas com a cara dos folhetins. Seu estilo pop-romântico garante cativar e animar o público que comparecer a Praça Rio Branco.

A cantora participou recentemente do reality show televisivo “The Voice Brasil”, apresentado nacionalmente pela Rede Globo. Ela esteve presente no 1º episódio intitulado “Audição às Cegas” e todo o corpo técnico, formado por Lulu Santos, Carlinhos Brown, Cláudia Leite e Daniel, clicou no botão “Eu Quero Você”.

Liah – Nascida em uma família conservadora, Eliane Soares da Silva apresentou interesse por instrumentos musicais desde criança. Participou do seu primeiro festival musical com apenas 12 anos. Aos 14 anos, Liah saiu da casa dos pais em São Domingos do Araguaia disposta a viver de música. Morou na casa de parentes em Santa Catarina, mudou-se para São Paulo sozinha, onde viveu entre bares e quartos alugados. Em 2000, aos 19 anos, a cantora e a apresentadora Angélica gravou a música “Fotos no Espelho” de Liah. A partir daí vários outros artistas gravaram canções dela.

A paraense conseguiu um contrato com a EMI e lançou dois discos. Porém houve uma tentativa de explorar a imagem da cantora mais do que sua música. Liah parou tudo, foi para o Rio de Janeiro e passou quase quatro anos descansando, estudando e compondo para o álbum “Livre”, disco lançado pela Som Livre.

Morando no Rio de Janeiro desde 2005, ela faz faculdade de política cultural. Conheceu muitos músicos e escreveu e gravou suas canções aos poucos. Em 2008, fechou com a Som Livre e compilou 14 canções em um CD, cuja capa traz Liah sem apelação.

O álbum conta com uma música dedicada à natureza (Você colhe o que plantou), algumas que falam de amor (Algo mudou) e, claro, pelo menos duas que remetem sua própria vivência no período de crise, a faixa título e Inspiração. Em 2012 Liah lançou seu quarto álbum de estúdio, “Quatro Cantos”.