Parceira entre PMJP e Banco do Brasil beneficia alunos da rede municipal

Por - em 317

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com o Banco do Brasil (BB) vai abastecer as bibliotecas da rede municipal de ensino com muita cultura. Por meio do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, serão doados 57 kits do Projeto Memória João Cândido, 55 kits do Projeto Memória Rondon e 42 kits do Projeto Memória Drumond, que é o homenageado deste ano. A entrega será nesta sexta-feira (9), às 9h, na escola municipal Radegundis Feitosa, bairro José Américo.

O evento contará com a presença do prefeito Luciano Agra, do secretário de Educação, Luiz de Sousa Júnior, e do superintendente do Banco do Brasil na Paraíba, Francisco Canindé A. S. Júnior. “O Banco do Brasil cumpre um papel importante no desenvolvimento do país. Esse projeto é uma forma de expandir a cultura nacional, por isso nós o consideramos muito relevante”, disse o secretário.

Todo o material doado será trabalhado pelos professores nas salas de aula das 94 escolas da rede, com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre civilidade, dignidade e cidadania.

Sobre o projeto – O Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que pretende difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país.

Em edições anteriores, já foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro Alvares Cabral (2000), o presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o sociólogo Josué de Castro (2004), o educador Paulo Freire (2005) e a feminista Nísia Floresta (2006), o líder da Revolta da Chibata, João Cândido (2008), e o Marechal Rondon (2009).

João Cândido – João Cândido Felisberto foi marinheiro, timoneiro e um dos líderes da Revolta da Chibata. Nasceu em 1880, em Rio Prado, no Rio Grande do Sul, e morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro.

Rondon – Nascido em 1865, no Rio de Janeiro, de origem indígena por parte dos bisavós maternos e da bisavó paterna, Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sertanista brasileiro. Em 5 de maio de 1955, data de aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional. Rondon faleceu em 1958.

Drummond – Carlos Drummond de Andrade nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Seus antepassados, tanto do lado materno como paterno, pertencem a famílias há muito tempo estabelecidas no Brasil. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo. Escreveu até seu falecimento, em 1987, no Rio de Janeiro, 12 dias depois da morte da filha. Além de poesia, produziu livros infantis, contos e crônicas.