Vencedores do Concurso ‘As Mulheres Podem’ recebem premiação

Por - em 312

Os nove alunos da rede pública municipal selecionados nos primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias Cartaz, Cordel e Redação, do I Concurso As mulheres Podem receberam a premiação por seus trabalhos nessa quinta-feira (8), em solenidade que contou com a presença de diretores de escolas, professores orientadores e familiares.

Os três primeiros lugares nas categorias Cartaz, Cordel e Redação receberam como prêmio um notebook; os segundos e terceiros lugares, um MP4. As professoras que orientaram os trabalhos vencedores também foram homenageadas com brindes

A vencedora do 1º lugar na categoria Redação, Susana Silva, 14 anos, aluna da Escola de Ensino Fundamental Ubirajara Targino Botto, disse que não esperava a premiação, embora tenha facilidade em escrever. A sua redação enfoca o trabalho da mulher. “Escolhi este tema porque a mulher tem se destacado mais do que o homem, em vários setores”, justificou. 

O concurso foi idealizado e promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. A intenção foi incentivar a discussão de gênero nas escolas. A secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Silva, destacou a importância da parceria e parabenizou as escolas e alunos. “O nível dos trabalhos apresentados foi muito bom”, disse.

Para o secretário adjunto da Educação, Genildo Lucena, o I Concurso “As Mulheres Podem” representa a oportunidade de diversificar o campo de atuação dos estudantes, proporcionando aos alunos um espaço diferente para que possam crescer. “A colheita dos bons resultados tem sido uma realidade na rede municipal de ensino. Isso é gratificante”, ressaltou.

Categorias – A aluna Izadora Gabrielle, que obteve o 1º lugar na categoria Cordel, é da Escola Ministro José Américo de Almeida. Ela disse que gostou muito de participar do concurso sobre a temática da mulher e revelou que seu estilo é a poesia, mas a professora a aconselhou a participar do concurso transformado a poesia em cordel. “Não senti nenhuma dificuldade, principalmente para falar da mulher”, disse.

Já Gabriel da Silva Nóbrega, estudante da Escola Comendador Cícero Leite, foi 1º lugar na categoria Cartaz e contou que é a segunda vez que consegue o primeiro lugar em um concurso, na mesma área. Receber o notebook, para ele, foi muito bom. “Esta ferramenta vai ser muito útil pra mim, pois vou aprofundar meus conhecimentos”, disse.