Xote, xaxado e arrasta-pé ao som de pífano e percussão são atrações do Corredor Cultural

Por - em 419

Professores e jovens aprendizes de pífano e percussão se apresentam neste sábado (17), no Corredor Cultural, a partir das 15h. Estamos falando do grupo Pifercussão, que traz no repertório músicas com ritmos regionais, sempre realçadas por esses dois instrumentos rústicos. O evento da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) acontece todos os finais de semana, na Praça Rio Branco, Centro da Capital.

O grupo Pifercussão é fruto de um projeto social criado em 2008, baseado em oficinas de construção e execução dos instrumentos. Foi a partir daí que surgiu a bandinha de pífanos, formada pelos multiplicadores (professores), além de crianças e adolescentes (aprendizes).

A proposta de formar o grupo tinha o objetivo de levar a bandeira da cultura nordestina a diversos espaços de apreciação artística e musical. No repertório, o Pifercussão traz temas tradicionais das bandas dedicadas ao pífano, como “A Briga do Cachorro com a Onça”, além de ritmos como xote, xaxado, arrasta-pé e até mesmo a valsa.

Durante a performance, os integrantes costumam interagir com o público. Essa é uma forma de incentivar a apreciação artística de crianças jovens e adultos presentes na plateia.