Rede Metropolitana Digital agiliza serviços em unidades de saúde

Por - em 395

A Rede Metropolitana Digital – Jampa Digital tem facilitado os serviços e a rotina de trabalho nas unidades municipais de saúde em João Pessoa. O programa é responsável pela interligação de dados entre os órgãos públicos do município e já foi instalado em 82 unidades de saúde, incluindo hospitais, USFs e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

De acordo com o chefe de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Emmanuel Pautet, todo o sistema de saúde da Capital está coberto pela Rede Metropolitana – inclusive, 10 unidades em locais como Alto do Mateus, Castelo Branco e Bairro das Indústrias que, antes do programa, não recebiam sinal de internet por causa de limitações das operadoras privadas.

Ele explica que, além do acesso à internet, o Jampa Digital proporciona melhoria da qualidade, velocidade e segurança, viabilizando todo o funcionamento do sistema de gestão de medicamentos, desde a Central de Abastecimento Farmacêutico até as unidades de saúde da família.

Dessa forma, o programa beneficia tanto o setor administrativo quanto a população, devido ao atendimento mais ágil. “Com uma rede interna própria de alta velocidade, muitos serviços novos poderão ser ofertados nas unidades de saúde”, disse Pautet. A instalação dos pontos do Jampa Digital nas unidades de saúde teve início no mês de agosto (está em fase de testes e validação).

Central de Medicamentos – Segundo a gerente de medicamentos e assistência farmacêutica do CAF, Janaína Lessa, o sistema contempla o estoque de medicamentos e seu endereçamento no almoxarifado, farmácias dos distritos sanitários e USFs, além de fornecer a emissão de relatórios físicos e financeiros. “A internet possibilita o cadastramento dos usuários, unidades de saúde, hospitais e clínicas. Garante, ainda, o rastreamento do medicamento e das prescrições médicas”, disse a gerente.

O programa – A Rede Metropolitana Digital é um programa executado pela PMJP, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem como objetivo oferecer serviços de internet para interligar todos os serviços da prefeitura de forma ágil, acessível e eficiente.

Está presente em 262 prédios públicos da Capital paraibana, como órgãos administrativos, unidades de saúde, centros de referência, escolas e centros de cidadania. Além disso, o programa abrange a implantação 20 pontos de internet gratuita, oito estações digitais, 10 estações de rádio base e 36 câmeras de monitoramento.