Semob faz plano especial de trânsito e ônibus extras para a Romaria da Penha

Por - em 737

A  249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha que acontece este final de semana em João Pessoa terá um plano especial de trânsito e ônibus extras para o transporte dos fiéis no final do evento. A Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) vai disponibilizar mais de 100 servidores entre agentes de mobilidade e pessoal de apoio para dar suporte ao evento e segurança a quem for acompanhar o cortejo até chegar a Praia da Penha, onde fica o santuário.

A operação começa a partir das 16h do sábado (24) com interdição de vias no Centro da cidade e se estende até o final do evento, no domingo (25), na Penha.  Na tarde deste sábado haverá bloqueio do trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Que caminho seguir – As áreas de isolamento na concentração serão estendidas conforme o aumento do público, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Tabajaras (Praça Castro Pinto), ser interditado a partir das 20h.

Após o bloqueio do cruzamento entre a João Machado e a Tabajaras, os veículos que vêm da Avenida Vasco da Gama em direção ao Centro, deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima até a cidade baixa ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino indo até a Nina Lima retornando para as Trincheiras.

Saída da romaria – Com o início do cortejo – previsto para as 22h -, os agentes de trânsito serão remanejados para os outros pontos efetuando os bloqueios e os desvios necessários para a segurança do trânsito. A romaria da Penha tem um percurso de 14 quilômetros saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado; seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (Universidade Federal da Paraíba); principal dos Bancários (João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão) e Avenida Hilton Souto Maior, a partir da entrada de Mangabeira, até a Penha. A previsão de chegada é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa.

Monitoramento – Além dos agentes de mobilidade, a Semob vai contar com o auxílio das câmeras instaladas na sede da Semob e no Centro Administrativo Municipal (CAM) para monitorar o percurso da romaria. As câmeras estarão nos seguintes pontos: João Machado com Vasco da Gama (Centro); CCHLA com Pedro II (Via Expressa Padre Zé); José Alexandre Lira com João Rodrigues Alves/ Sérgio Guerra com Rosa Lima dos Santos (Bancários) e girador de Mangabeira.

Na Penha – Também no sábado (24), o entorno do Santuário de Nossa Senhora da Penha será bloqueado ao tráfego de veículos a partir das 7h.  Apenas os moradores cadastrados e o pessoal envolvido na organização da romaria terão trânsito livre no local.

Transporte coletivo – A Semob também montou um plano especial para atender os usuários do transporte coletivo durante a Romaria da Penha. Serão colocados 100 ônibus extras da empresa Transnacional e 40 veículos da Marcos da Silva, que circularão por toda região de Mangabeira e pela Avenida Epitácio Pessoa até o Terminal de Integração do Varadouro, partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, nas proximidades do antigo posto de combustível “Federal”.

As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo (25), mas este ano a Semob vai disponibilizar a partir do TIV, entre 4h30 e 5h30 do domingo, mais 40 viagens extras das linhas 102-Costa e Silva; 104-Bairro das Indústrias; 105-Cidade dos Funcionários; 109-Rua do Rio; 114-Grotão; 116 e 5201-Colinas do Sul; 118-Valentina/Paratibe; 120-Parque do Sol/Muçumago; 701-Acesso Oeste;  504-Mandacaru e 5100-Circular.

A equipe de transporte vai controlar a saída/embarque/desembarque nos ônibus após o término do evento religioso. O telefone para solicitações/reclamações no final de semana: 0800 281 1518.