Semana do Músico tem Camerata Popular e Grupo de Flautas da Pequeno Davi

Por - em 377

O maestro Rogério Borges, a Camerata Popular da Paraíba, e o Grupo de Flautas da Escola Pequeno David, de João Pessoa, integram a programação da Semana do Músico 2012 e sobem ao palco do auditório da Estação cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, neste sábado (24), a partir das 18h. A entrada é aberta ao público.

O grupo de flautas, primeiro a se apresentar, surgiu dentro da Escola Pequeno Davi, uma ONG-Escola que promove um trabalho de resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social. A Pequeno Davi está localizada no baixo Roger e tem como missão contribuir para a promoção dos direitos da criança e adolescente, por meio de ações de educação integral e de intervenção nos espaços políticos da Paraíba.

A Escola Pequeno Davi surgiu em 1985 e foi fundada pelos religiosos da Casa São Vicente de Paula, com o intuito de abrigar crianças e adolescentes que viviam nas ruas. Uma equipe de jovens da Pastoral do Menor, em 1995, assumiu a instituição, iniciando um trabalho educacional com crianças e adolescentes do Roger, tendo como base o Estatuto da Criança e Adolescente.

Hoje, a Casa Pequeno Davi é uma organização da sociedade civil sem fins econômicos que desenvolve atividades educacionais com crianças e adolescentes do Bairro Róger e adjacências do Terminal Rodoviário em João Pessoa.

Camerata Popular da Paraíba – A segunda atração da noite é a banda Camerata Popular da Paraíba, regida pelo maestro Rogério Borges. “Nós somos a antiga Experimental Jazz Band e trabalhávamos com o standart do jazz norte-americano. Mudamos de nome e hoje tocamos apenas canções originais, a maioria de minha autoria”, contou Rogério Borges.

Na trajetória da Camerata, estão artistas de renome nacional e internacional como o baixista Michael Pipoquinha, o saxofonista e flautista espanhol Fernando Wilhelmi, os trompetistas Fernando e Moises Alves, o saxofonista Costinha, o tecladista e acordeonista Ricardo de Brito e a cantora Amanda Cunha. Dessa forma, o grupo vive hoje, além de um novo nome, um novo momento e a proposta musical totalmente voltada para o resgate da música da Paraíba e sua variedade rítmica (caboclinho, baião, afoxé, maracatu, frevos, cirandas, etc.).

Hoje no Brasil vem surgindo varias orquestras que têm como intuito resgatar a musica regional de cada estado como, por exemplo, a Spok Frevo de Pernambuco, que faz uma releitura com frevo de rua usando elementos jazzísticos. A Camerata Popular da Paraíba utiliza na formação de sua orquestra um instrumento característico da música nordestina, a sanfona, e mistura ritmos nordestinos com latinos.

Serviço:

Semana do Músico 2012

Camerata Popular da Paraíba e Grupo de flauta da Escola Pequeno Davi

Data: sábado (24)

Hora: 18h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Entrada gratuita

Informações: 3214.8303/ 3214.8270