João Pessoa é contemplada com Programa Estação Juventude
A cidade de João Pessoa foi contemplada com o Programa Estação Juventude, criado pela Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de estabelecer parceria com os estados e municípios para a divulgação e o acesso dos jovens às políticas públicas de juventude. A informação é do secretário de Esportes e Juventude de João Pessoa, Thiago Pacheco, ao confirmar que as atividades do programa serão concentradas no Centro da Juventude do Alto do Mateus, no primeiro semestre do próximo ano.
De acordo com Pacheco, foi aberto um período de apresentação de projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), e a equipe da Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) elaborou um projeto para análise. O resultado foi divulgado na semana passada, informando que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foi aprovada.
Segundo ele, foi mais uma ação positiva da prefeitura por meio da Sejer. “É uma grande vitória para João Pessoa, em especial para a população do Alto do Mateus, onde será instalado o programa”, ressaltou.
Investimentos – No primeiro ano de execução do programa, o investimento da Secretaria Nacional de Juventude é de cerca de R$ 10 milhões, e a contrapartida dos estados e municípios soma quase R$ 2 milhões.
Das 68 propostas inseridas no Siconv, 48 cumpriram as exigências mínimas e foram analisadas. Ao todo, oito estados e 23 municípios receberão o financiamento e a orientação metodológica da SNJ para as unidades complementares e itinerantes do programa.
O programa tem como objetivo promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas. Oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condições de construir suas trajetórias e buscar melhores formas para a própria formação.