Mostra ‘Drummond, testemunho da experiência humana’ entre em cartaz

Por - em 389

A mostra “Drummond, testemunho da experiência humana”, do Projeto Memória do Banco do Brasil, entra em cartaz nesta sexta-feira (14), no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O projeto, que já prestou tributo a diversas personalidades nacionais, produzirá quatro diferentes peças sobre o escritor mineiro: um documentário sobre o poeta, cronista e escritor, um livro fotobiográfico, um conjunto pedagógico, além da própria exposição. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 21h.

O Projeto Memória do Banco do Brasil visa difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira. Personagem destacado do Projeto, Drummond terá sua faceta jornalística divulgada a milhares de jovens com a distribuição de kits pedagógicos em 18 mil escolas públicas. Além disso, serão organizadas mostras itinerantes com 70 kits expositivos contendo 16 painéis que percorrerão mais de mil municípios, um documentário dirigido por Maria de Andrade e um livro fotobiográfico.

O Projeto Memória é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil, a Petrobras e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), por meio da Associação de Amigos da Casa Rui Barbosa. Os arquivos pessoais de Drummond integram o Arquivo Museu de Literatura da FCRB, espaço dedicado a documentos pessoais de escritores, criado em 1972 com o incentivo do poeta.

Projeto Memória – Idealizado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil, já homenageou em outras edições personalidades como Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido Felisberto e Marechal Rondon.

Carlos Drummond de Andrade – O poeta nasceu em Itabira (MG), no dia 31 de outubro de 1902. Mudou-se para Belo Horizonte em 1920, onde começou sua carreira literária. Casou-se com Dolores Dutra de Morais em 1925, com quem teve sua única filha, Maria Julieta Drummond de Andrade.

Formado em Farmácia, fundou com alguns amigos “A Revista”, onde ajudou a difundir o Modernismo. Poeta, cronista e escritor, Drummond se tornou um dos maiores expoentes da literatura brasileira, tendo publicado diversas obras de poesia, prosa e até livros infantis. Morreu no dia 17 de agosto de 1987, 12 dias após a morte de sua filha. Carlos Drummond de Andrade completaria esse ano 110 anos.

Serviço:

Exposição “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”

Abertura: sexta-feira (14). Em cartaz até 3 de fevereiro de 2013.

Local: segundo pavimento da Torre Mirante

Informações: 3214-8270, 3214-8303

Contato: Lúcia França, curadora da Estação (8802-3255).

Twitter: @estacaocb

Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb