PMJP investe na formação de novos atletas em diversas modalidades

Por - em 472

Dar totais condições para o desenvolvimento de novos talentos esportivos, construir locais apropriados para a prática de esportes e organizar regularmente campeonatos em diversas modalidades fazem parte da política de investimentos em novos atletas, cuja data de comemoração é celebrada nesta sexta-feira (21). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), disponibiliza escolinhas preparatórias e apoias cerca de dez modalidades esportivas. Para o próximo ano, os novos talentos do esportes contará com uma área totalmente equipada: A vila olímpica, no Valentina Figueiredo.

Ginástica rítmica, basquete, futebol, skate e bicicross estão dentre as modalidade que a PMJP investe na formação de novos atletas. De acordo com Thiago Pacheco, secretário da Sejer, os investimentos chegam a R$100 mil por ano para investir em novos talentos esportivos. Os incentivos vão desde a doação de materiais apropriados até a construção de centros pra treinamento.

O circuito radical, que oferece aulas de skate em seis praças da Capital, foi o que mais cresceu. Se em 2011 apenas uma praça tinha capacidade de oferecer aulas, em 2012 esse número saltou para seis. Cada turma tem, em média, 25 alunos. A PMJP arca com todas as despesas, desde a reforma da praça até o fornecimento de material apropriado e contratação de professores.

Para o secretário Thiago Pacheco, o programa Circuito Skate é a possibilidade de oferecer mais qualidade de vida aos jovens e demais interessados na prática esportiva. “É um projeto muito bem aproveitado e eu potencializa o esporte radical. Nós oferecemos todo o suporte necessário para a prática esportiva, além de oferecer aulas gratuitas para quem deseja aprender mais sobre o esporte”, disse.

Para garantir a qualidade do ensino nas aulas de skate, a PMJP comprou 100 skates, todos com equipamentos de segurança. A PMJP ainda tem à disposição três professores que se revezam em todas as praças para garantir as aulas. Em cada turma, há uma média de 30 alunos participando das atividades. As praças em que há pistas de skate e aulas são: Skate Plaza (Manaíra), Praça da Paz (Bancários), Praça da Amizade (Rangel), Praça do Padre Zé e Praça Lauro Wanderley (Funcionários I).

Outras modalidades – A Ginástica Rítmica também recebe atenção da PMJP.  No Valentina Figueiredo há um centro de treinamento que recebe 20 meninas que se dedicam à ginástica rítmica. Com tamanho interesse pela modalidade, a PMJP organizou uma competição com participação de escolas municipais, estaduais e particulares. O objetivo era trazer a ginástica rítmica do ambiente escolar para o meio social, onde já existe o projeto em sete escolas da rede municipal.

No esporte mais popular do país, o futebol, também tem espaço no trabalho de garimpar novos talentos. O Estádio da Graça, em Cruz das Armas, abriga três escolinhas da modalidade, que a PMJP incentiva cedendo espaço para os treinos, além de material esportivo. Ainda existem escolinhas, mantidas pela administração municipal, de bicicross e basquete.

Vila Olímpica – Um aparelho público que promete turbinar a prática esportiva em João Pessoa e contribuir com a formação de novos atletas: o Centro de Treinamento Esportivo (Vila Olímpica), no bairro do Valentina Figueiredo.

A Vila Olímpica terá como foco os esportes olímpicos, com espaço para a prática de todas as modalidades de atletismo e estrutura para a realização de competições nacionais e internacionais.

Construído em uma área de 12 mil metros quadrados, o local tem pista de atletismo com padrão internacional e piso sintético, campo de futebol, vestiários, sala de fisioterapia e de musculação, sala de imprensa e arquibancada para 1,2 mil pessoas.

Olímpiadas escolares – Com o objetivo de estimular os alunos da rede municipal, a PMJP promoveu, neste ano, as olimpíadas escolares para atletas de até 13 anos de idade. Foi a primeira edição das Olimpíadas Escolares municipais para essa categoria e faz parte do conjunto de políticas públicas da gestão que estão sendo implantadas como incentivo para a área de esportes.

Para o secretário de esportes, Thiago Pacheco, a competição busca incentivar a iniciação na prática esportiva e treinar novas gerações que possam representar muito bem a Paraíba. “Grandes atletas começam com a formação e base escolar. A Olimpíada vai agregar atletas da faixa etária dos 9 aos 13 anos, resgatando a prática esportiva e incentivando a formação de cidadãos com valores”, frisou