Prefeitura amplia projeto circuito do skate e seis praças já recebem o evento
O projeto Circuito Skate nas Praças foi instalado em mais cinco praças da cidade de João Pessoa em 2012 (em 2011, havia apenas uma). Criado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), o projeto é voltado à fomentação e ao fortalecimento da prática da modalidade em João Pessoa, além de promover o intercâmbio e a integração social entre os bairros, com base no esporte e no lazer. Além de campeonatos, também são oferecidas aulas da modalidade para os interessados.
O circuito tem revelado novos talentos e renovado o cenário local, valorizando o skatista da terra. A ideia deste evento surgiu a partir da demanda do município, que hoje é a capital do Nordeste com mais equipamentos para esse segmento – daí a necessidade de movimentar esses espaços, que, além de pista de skate, são praças com uma vasta área de lazer para a população.
Para o secretário da Sejer, Thiago Pacheco, o Circuito Skate é a possibilidade de oferecer mais qualidade de vida aos jovens e demais interessados na prática esportiva. “É um projeto muito bem aproveitado, que potencializa o esporte radical. Damos o suporte necessário para essa prática esportiva e também oferecemos aulas gratuitas para quem deseja aprendê-la”, disse.
Crescimento – De acordo com o coordenador geral de Esportes Radicais da Sejer, Jason Alexander, o circuito tem crescido a cada etapa, e o número de participantes supera as expectativas. “Queremos promover a socialização entre os bairros, valorizar a utilização das rampas, revelar novos talentos e oportunizar aos alunos do Projeto Inclusão Radical o contato com uma competição de skate, preparando-os para grandes eventos”, ressaltou.
Para garantir a qualidade do ensino nas aulas de skate, a PMJP comprou 100 skates, todos com equipamentos de segurança. Além do material, colocou três professores à disposição do projeto, que se revezam em todas as praças para garantir as aulas. Em cada turma, há uma média de 30 alunos participando das atividades.
As praças em que há pistas de sakte e aulas são: Slate Plaza (Manaíra), Praça da Paz (Bancários), Praça da Amizade (Rangel), Praça do Padre Zé e Praça Lauro Wanderley (Fincionários I).
Aulas – O instrutor Jonharly Coutinho é responsável pelas aulas de cerca de 30 alunos nos bairros dos Bancários e Rangel. “É um projeto muito bacana, porque dá a possibilidade de, além das aulas, fornecer o equipamento aos alunos. Tem aparecido muitos interessados, e a procura só tende a aumentar”, disse.
Nos bairros de Mangabeira, Bancários e Padre Zé, os interessados têm aulas nas terças e quintas-feiras, a partir das 16h. Já nos bairros Funcionários I, Rangel e Manaíra, os dias são as segundas, quartas e sextas-feiras, também a partir das 16h. Além de as aulas serem gratuitas, quem não tiver o equipamento a PMJP o disponibiliza.