Mercado Central agora conta com Estação Digital

Por - em 728

Com a inauguração de mais uma Estação Digital neste sábado (29), comerciantes e moradores do entorno do Mercado Central de João Pessoa terão a oportunidade de se capacitar por meio de cursos gratuitos de informática básica. O telecentro foi entregue pela Prefeitura Municipal de João Pessoa durante a inauguração de mais uma etapa da reforma do Mercado Central.

As Estações Digitais da PMJP fazem parte do programa do Programa de Inclusão Digital para a Cidadania, gerido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec). Já são 37 telecentros espalhados por vários bairros da capital.

Durante a inauguração, o prefeito Luciano Agra ressaltou o quanto é valioso para qualquer atividade econômica o conhecimento em informática. “Quem ainda não conhece os fundamentos da informática poderá se inscrever em cursos gratuitos. Esse conhecimento é fundamental nos dias atuais”, disse Agra. O prefeito também lembrou que as Estações Digitais formam uma rede de acesso gratuito a internet na cidade.

Para o secretário da Ciência e Tecnologia, Sales Dantas, a ampliação do programa de inclusão digital representa um marco para a Secitec. “Em apenas quatro meses nós inauguramos sete Estações Digitais e restauramos outras cinco. Vamos deixar mais três telecentros praticamente prontos. Os equipamentos já estão separados, restando apenas aquisição do mobiliário. Há muitas solicitações de associações comunitárias e outras instituições que querem receber uma Estação na sua comunidade. Basta avaliar aquelas com a estrutura necessária”, explicou Dantas.

Estação Digital – A ED do Mercado Central vai promover cursos gratuitos de informática básica de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde. Aproximadamente 40 pessoas serão capacitadas por semestre. Em horários alternativos, o espaço também disponibilizará para a população acesso gratuito à internet.

Balanço – Durante a entrega da ED no Mercado Central, o secretário Sales Dantas lembrou que o Jampa Digital está em pleno funcionamento e que a prestação de contas do projeto foi concluída. “Nós devolvemos R$ 1,3 mi ao Ministério da Ciência e Tecnologia, já que determinadas etapas da instalação do projeto não foram cumpridas pela empresa no que tange aos treinamentos”, explicou.

O secretário também destacou a relação com os instrutores do programa de inclusão digital da Secitec: “Uma das coisas que eu achei fantástica foi a nossa relação com os instrutores. Conseguimos conhecer todos os problemas da secretaria e dar andamento e dinâmica as resoluções. Caminhamos muito bem nesses quatro meses e graças a Deus deixamos a casa limpa e organizada para o próximo gestor”, finalizou.