Estação realiza mostra fotográfica e conferência sobre o homem e suas raízes

Por - em 443

A Estação das Artes, no complexo da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, realiza, desta sexta-feira (4) até o próximo domingo (6), uma exposição que capta o olhar de sete fotógrafos de três continentes sobre as raízes humanas e seus mecanismos de transmissão. A mostra “O sujeito e suas raízes” é uma reunião de 21 fotos (os autores são quatro cubanos, dois franceses e uma brasileira), sobre o homem, suas histórias e seus antepassados. A visitação é gratuita.

A exposição é parte de um evento maior, planejado pelos mesmos organizadores e com largada no mesmo dia: a jornada “O sujeito e suas raízes: histórias de vida, ancestralidade e transmissão”, um ciclo de palestras que durará os três dias de exposição (4, 5 e 6) abordando temas ligados à área de estudo. O evento reúne cinco conferencistas que trabalham na interface da psicanálise e da arte. A inscrição é gratuita e garante certificados.

Um dos expositores, o psicanalista francês Richard Abidon (seis livros lançados nas áreas de psicanálise, mitologia e literatura) vai fazer as honras, proferindo a conferência de abertura. Às 18h30, haverá o lançamento do livro “Ágapo, o sujeito e suas raízes”, com presença do autor, Carlos Santos. Nos dias 5 e 6, uma oficina de topologia encerra as atividades.

De acordo com a psicanalista Eugênia Corrêa, todos que se interessam pelo efeito terapêutico desencadeado pela formulação da história de vida de uma pessoa são bem-vindos. “O que é um ancestral em nosso tempo? Como se transmitem as doenças psicossomáticas? E os talentos e estilos que fazem da família uma construção incontornável, mesmo quando recomposta nas situações de divórcio que caracterizam o século 21?”, provoca.

Participantes:

  • Lourdes Teodoro – psicanalista de Brasília, autora de um trabalho que foi sua tese de doutorado defendida na Sorbonne, aproximando a obra de Mário de Andrade a Aimée Cesaire.
  • Robson Xavier – professora da UFPB, doutorando em arquitetura, chegou recentemente de um período de estudo em Lisboa, onde analisa os museus ao ar livre. É um dos coordenadores de um grupo de arte-terapia e promove exposições de arte-postal.
  • Edineide Silva – psicanalista, psicóloga, coordenadora dos serviços de adoção em Recife.
  • Eugênia Correa – psicanalista, compositora, autora de histórias infantis, disponibiliza pelo Google Livros o trabalho “Oficinas terapêuticas: elementos na interface arte e psicanálise”.

 

Serviço:

 

Jornada “O sujeito e suas raízes: histórias de vida, ancestralidade e transmissão”

Local: miniauditório 3 da Estação das Artes

Dia: 4

17h30

Conferência de abertura: Richard Abidon (Paris, França)

Dia 5

10h – Edineide Silva – Recife

11h – Maria de Lourdes Teodoro – Brasília

14h – Eugênia Corrêa – João Pessoa

15h – Robson Xavier – João Pessoa

16h – Richard Abidon – Oficina de topologia psicanalítica

18h – Richard Abidon – Conferência de encerramento

06/01

10h – Oficina de topologia – conclusão

Para ter direito o certificado, enviar nome completo, endereço e telefone para os e-mails de contato.

 

Mostra fotográfica “O Sujeito e suas Raízes”

Dia: 4 a 6 de janeiro

Abertura: 17h

Local: Hall de entrada da Estação das Artes

Informações: 3214-8270, 3214-8303

Contato:

Eugênia Corrêa

3578-8103, 9921-6103

genacor01@uol.com.br,alencar_pedro@hotmail.com

Twitter:

@estacaocb
Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb