A União comemora 119 anos com exposição na Estação Cabo Branco
Para comemorar os 119 anos de fundação, o Jornal A União realiza uma exposição no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A mostra “Jornal A União – 119 anos de história” será aberta nesta quinta-feira (2), às 19h, e ficará aberta para visitação pública até o dia 4 de março, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 21h.
Na solenidade de abertura haverá a exibição de um vídeo que destaca as capas do jornal produzidas ao longo do ano de 2011, com o seu novo projeto gráfico e editorial, que incluiu o retorno do formato standard e a criação de cinco cadernos (compostos por quatro páginas, cada) identificados por cores.
A exposição consta de seis fotos de cada fotógrafo do jornal: Ortilo Antônio, Marcos Russo e Evandro Pereira. Serão expostas ainda seis ilustrações de Tônio e de Nivaldo Araújo e capas antigas do jornal. Um painel também com capas antigas será colocado na abertura da mostra. Além de homenagear os profissionais da casa, a exposição vai mostrar os talentos existentes no órgão.
Paralelo à abertura da exposição, haverá o lançamento do livro “Jornal de Hontem – A União e as Curvas do Tempo”, de autoria do jornalista e historiador Fernando Moura. A obra é composta por 44 colunas publicadas aos domingos no jornal, que foram reproduzidas e acrescidas de 50 fotos de repórteres, superintendentes, reuniões e a trajetória dos últimos anos.
O livro traz ainda textos inéditos dos jornalistas Gonzaga Rodrigues, Sérgio de Castro Pinto, Martinho Moreira Franco, Gilson Renato, Mozart Verghitt, Ramalho Leite e Beth Torres. A introdução é do próprio Fernando Moura. “São 224 páginas que retratam um pouco da trajetória de A União, sem uma cronologia rigorosa”, ressaltou o autor.
História – Fundado em 2 de fevereiro de 1893, no governo de Álvaro Lopes Machado, A União é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil. É um referencial histórico que, ao longo desses anos, ficou conhecido como “a escola do jornalismo paraibano”. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo. Inúmeros jornalistas que passaram por A União ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.
SERVIÇO:
Exposição: “Jornal A União – 119 anos de história”
Abertura: Quinta-feira (2)
Hora: 19h
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes
Até o dia 4 de março
Fone: 3214.8270 – 3214.8303
CONTATO PARA IMPRENSA
Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos
Fone: 8812.3999
E-mail: estacao.eventos@joaopessoa.pb.gov.br