Abertas as inscrições para etapa regional da VII Olimpíada Brasileira de Robótica

Por - em 451

As inscrições para a ‘VII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2013)’ já começaram e prosseguem até o dia 29 de abril. As inscrições são gratuitas e abertas para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares. Assim como em 2012, a etapa regional da competição será realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no dia 15 de junho.

O representante da etapa estadual da olimpíada, o professor Fagner Barbosa Ribeiro, disse que no ano passado mais de 70 equipes de escolas públicas e privadas foram inscritas. “Superou nossas expectativas”.

Inscrições – Para participar da OBR 2013 é necessário que um representante da escola (professor ou funcionário) cadastre a instituição de ensino por meio do endereço eletrônico www.obr.org.br. Após preencher o formulário com os dados da escola, o representante poderá inscrever um ou mais professores, que ficarão responsáveis por cadastrar todos os alunos interessados em participar da olimpíada. É importante esclarecer que o aluno não pode se inscrever sozinho, somente o representante da escola ou um professor já cadastrado.

A entrada é gratuita, pública e sem fins lucrativos. “A ideia é despertar o interesse de alunos e professores por ciência e tecnologia, com foco principal na robótica para inclusão tecnológica”, comentou o chefe de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco, Pedro Henrique.

Etapas – A OBR é dividida em três modalidades: teórica, teórico-prática (duathlon) e outra apenas prática. A modalidade teórica é direcionada para alunos do ensino fundamental que ainda não têm conhecimento em robótica. A prova será realizada, simultaneamente, em todas as escolas inscritas e os representantes de cada instituição ficarão responsáveis por aplicar, corrigir, divulgar e lançar as notas e a classificação dos alunos no sistema da OBR.

A modalidade duathlon é realizada em duas fases distintas. A primeira é constituída de uma prova teórica e será aplicada na mesma data em todas as escolas participantes. A segunda fase é uma final prática realizada com os melhores alunos de cada Estado. Os alunos aprovados para a fase final receberão, gratuitamente, um minicurso de robótica básica ministrado pela OBR, seguido de desafios práticos em que os estudantes terão que construir e programar robôs com kits fornecidos pela organização para executar tarefas que somente serão reveladas no local da competição. Para participar da modalidade duathlon não é necessário nenhum conhecimento prévio ou contato com a robótica.

A modalidade prática é dividida em dois níveis: o primeiro para alunos do ensino fundamental e o segundo para estudantes do ensino médio e técnico. Esta prova envolve exclusivamente robôs físicos, o que exige dos participantes um conhecimento básico em robótica. A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos estudantes ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). Os estudantes devem compor equipes de no máximo quatro participantes, e os membros de um grupo devem pertencer necessariamente ao mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).

A prova Prática é segmentada em duas etapas: uma estadual, realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no dia 15 de junho; e a etapa final, disputada pelos melhores alunos de cada Estado, realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR). Este ano a final da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em Fortaleza (CE), em outubro de 2013.

A missão da OBR Prática se caracteriza por simular um ambiente de desastre em mundo real, onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs. Em um ambiente hostil, o robô precisa ser completamente autônomo para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô terá que ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima (lata de refrigerante), transportando-a para uma área segura (ponto de evacuação) onde os humanos podem assumir os cuidados da vítima.

Premiações – Um dos objetivos da olimpíada é estimular os jovens em todo o território nacional por ciência e tecnologia. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza a distribuição de um grande número de medalhas e certificados, além de oferecer cursos gratuitos de robótica, apoiar alunos para participar da competição internacional de robótica, a RoboCup. As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes. Além disso, a OBR fornece certificados de participação para todos os estudantes inscritos; para as escolas que tenham um elevado número de estudantes e para todos os alunos premiados com medalhas, em nível estadual e nacional.

A ORB faz parte das Olimpíadas Científicas, que promovem olimpíadas de matemática, física, história do Brasil, química, astronomia e astronáutica. O evento tem o objetivo de atuar como instrumento para melhoria do ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.

 

Serviço:

VII Olimpíada Brasileira de Robótica

Inscrições: www.obr.org.br

Prova Prática: 15 de junho

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, bairro Altiplano.

Informações: 3214 – 8303 / 3214- 8270

Informações:

Av: João Cirilo da Silva, s/n, Altiplano – Fones: 3214-8270/8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

Twitter: @estacaocb

Contato para a imprensa:

Coordenador Regional – Fagner Ribeiro

Fone: 8825.0404