Aberto em João Pessoa ‘Encontro Nordestino de Ouvidorias e Controladorias Públicas’

Por - em 525

ouvidoria_encontro_foto_adrianofranco_ (2)Representantes de ouvidorias e controladorias de todo o Nordeste estão reunidos em João Pessoa para participar do primeiro Encontro Nordestino de Ouvidorias e Controladorias Públicas. O evento está acontecendo na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes e vai até esta quinta feira (7).

O objetivo é debater o fortalecimento e a expansão das ouvidorias e controladorias, visando a efetivação da participação social. Nesta quarta feira (6), quando ocorreu a abertura do evento, foram realizadas palestras com a participação de Gilberto Walter Júnior, Ouvidor Geral da União Adjunto; Fábio da Silva Araújo, chefe da Controladoria Geral Regional da União no Estado da Paraíba (CGUPB), além de debates e apresentações culturais.

O secretário da Transparência Pública (Setransp) de João Pessoa, Éder Dantas, afirmou que este é um momento importante de reflexão sobre o controle social na cidade. “É importante a troca de experiências para que a gestão saiba de fato incorporar aquilo que de melhor tem sido feito no controle interno em outros lugares do Nordeste, no sentido do aperfeiçoamento do controle dos gastos públicos”, disse o gestor.ouvidoria_encontro_foto_adrianofranco_ (18)

Ele também ressaltou que a população se beneficia à medida que se aproxima do poder público. “Quanto mais o poder público estiver aberto e poder incorporar as sugestões e as demandas dos cidadãos, melhor fica a qualidade do serviço público”, completou.

 

Confira a programação desta quinta feira (7).

9h – Recepção e acolhida dos participantes do encontro

9h30 – Instalação de seis mesas-redondas – (exemplos, experiências e casos exitosos).

 

Mesa sobre Ouvidorias Mesa sobre Controladorias
Ouvidoria PMJP – Antônio Jácome Filho CGM João Pessoa – Sérgio Ricardo A. Barbosa
Ouvidoria Geral da PB – Tânia Brito CGU-PB – Rodrigo Paiva
Ouvidoria Geral da BA – Danilo Franco CGE-PB Patos –
Ouvidoria do TCE-PB – Ênio Martins Norat CGM Recife –
Ouvidoria da CMJP – Ver. Marmuthe Cavalcanti CGM Natal –
Ouvidoria da SEPPIR – Carlos Alberto de Sousa CGE-PB – Rossana Guerra Sousa
Ouvidoria Geral de PE – Karla Júlia  

*Após a exposição dos cases será aberto um amplo debate com todos os participantes

13h – Intervalo para almoço

15h – Reinicio das atividades

15h20 – Palestra: “Transparência Pública, controle social e Democracia”, com o secretário da Transparência Pública, Éder Dantas;

16h – Debate

16h20 – Palestra: “A ouvidoria como instrumento de controle social e seus desafios” com o professorRubens Pinto Lyra (UFPB);

17h – Debate

17h20 – Apresentação do Livro: “A Ouvidoria Pública no Brasil: modelos em disputa”

17h30 – Coffee-break de encerramento e apresentação cultural com o grupo de xaxado “Viver Bem”.