Abertura da Conferência de Cultura reúne representantes da sociedade civil
A abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura aconteceu na noite da última sexta-feira (9) e reuniu dezenas de representantes da sociedade civil e do poder público. O evento contou ainda com palestra do chefe da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Matias. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Governador Leonel Brizola (Rua Maria Caetano Fernandes de Lima, 488, Tambauzinho). As atividades previstas na programação seguem no mesmo local até a manhã do domingo (11).
Na palestra de abertura, o chefe da Representação Nordeste do MinC, Gilson Matias, fez uma explanação sobre o texto base da Conferência Nacional de Cultura, que aponta as diretrizes para a etapa municipal. Ele acredita que o momento é de avaliar e até mesmo reformular o que já está sendo posto em prática. “As conferências são muito importantes e representam o sistema mais democrático que existe. Afinal, temos a sociedade civil de um lado e o poder executivo de outro com propostas para os próximos anos”, afirmou.
O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, que está à frente da organização da conferência, também destacou que o evento representa a abertura do diálogo entre a sociedade civil e o poder público. “É um espaço de planejamento para as políticas públicas culturais da nossa cidade”, observou.
A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) fez a abertura da solenidade, com a execução do Hino Nacional. A apresentação cultural que encerrou a noite foi a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, com seus clássicos da música regional.
Toda a programação dos três dias da 3ª Conferência Municipal de Cultura foi pensada pelo Comitê Organizador, formada paritariamente por membros da sociedade civil e da gestão pública. Nesta sábado, está prevista a leitura e aprovação do regimento interno, além da organização dos Grupos de Trabalho (GTs), focados em quatro eixos temáticos. No domingo, será realizada a plenária e eleitos os delegados.
O tema central da 3ª Conferência Municipal de Cultura é “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. Ela tem como norteadores das discussões os quatro eixos determinados pela Conferência Nacional de Cultura: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
Quem quiser ler o texto base da Conferência Nacional de Cultura basta acessar o site do MinC, no endereço http://www.cultura.gov.br. O link está disponível em forma de banner, na parte inferior da página eletrônica.
Balanço de ações da Funjope – durante seu discurso, Maurício Burity lembrou também algumas ações da Funjope, colocadas em prática já nesses primeiros meses da gestão. Muitas delas foram realizadas por meio do lançamento de editais (20 entidades contempladas como Pontos de Cultura, com apoio do MinC; Roteiro das Paixões nos Bairros, beneficiando espetáculos durante a Semana Santa; Oficinas Culturais nos Bairros, que selecionou 50 proponentes; apoio às quadrilhas juninas; entre outras iniciativas).
O balanço feito pelo diretor da Funjope também exemplificou atividades de fortalecimento da produção artística entre as quais o projeto Vivendo Arte, realizado com o apoio da Ultragás Cultural; a Mostra Municipal de Dança, que colocou a Capital no circuito nacional do segmento; programação de concertos da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) e da Banda 5 de Agosto; e exposições do Casarão 34, só para citar alguns exemplos.
A descentralização dos equipamentos culturais também foram enfatizados por Burity. Entre os exemplos está a ordem de serviço para início das obras do Centro Cultural Mangabeira, além dos centros de Arte e Esportes Unificados (Ceus), em parceria com o Governo Federal.
Confira abaixo a programação de sábado e domingo da Conferência Municipal de Cultura:
SÁBADO (10)
8h – Credenciamento
9h – Leitura e Aprovação do Regimento
10h – Organização dos Grupos de Trabalho (GTs)
12h – Almoço; apresentação cultural – Banda Arupemba
14h – Trabalho em Grupo
17h – Coffe break; apresentação cultural – Maracatu Nação Pé de Elefante
DOMINGO (11)
8h – Plenária
11h – Coffe break; apresentação da Ciranda do Sol
11h30 – Eleição dos delegados
12h – Encerramento
Grupos de Trabalho (GTs):
Eixo 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura – Mediadora: Gorete Silva
Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural – Mediador: Carlos Anísio
Eixo 3 – Cidadania e Direitos Culturais – Mediadora: Maria Stella Martins Silva
Eixo 4 – Cultura como Desenvolvimento Sustentável – Mediador: Rômulo Halysson