Ação cultural comemora Dia da Saúde Mental na Praça da Paz
Comemorar o Dia da Saúde Mental com atividades que integram usuários e sociedade. Esse foi o objetivo da ação ResPirando Artes, promovida nesta quinta-feira (14) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento aconteceu na Praça da Paz, nos Bancários, e reuniu mais de mil pessoas.
A Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, participou da solenidade de abertura e enfatizou o papel da gestão municipal em oferecer um tratamento digno e de qualidade aos usuários e familiares que utilizam os serviços de atenção à saúde mental de João Pessoa. Nosso maior objetivo é fazer com as pessoas sintam confiança no serviço e que tenham toda a assistência necessária, afirmou a secretária.
A partir da nova política de saúde mental desenvolvida pela SMS, os profissionais buscam a inserção dos usuários com a família e a sociedade, ao contrário do antigo modelo, que pregava internações em manicômios e casas de repouso. As quatro unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de João Pessoa participaram do evento, além de Ongss de apoio e entidade da sociedade civil.
Para a diretora do Caps Caminhar, Eulália Freitas, o evento pode ser considerado um sucesso, exatamente por integrar a comunidade nas atividades desenvolvidas pelo Caps.
Tivemos o apoio dos moradores e comerciantes da região e pudemos comprovar na prática, que o modelo de reinserção dos usuários funciona realmente, afirmou. Se apresentaram pela manhã o grupo cultural do Caps Gutember Botelho, além do projeto ResPirando Artes, desenvolvido pelo Caps Caminhar.
Para Tiago, 19 anos, usuário do Caps Caminhar, eventos desse tipo são importantes para que a comunidade tenha contato com as atividades artísticas desenvolvidas pelos usuários. Gosto de me apresentar porque assim as pessoas sabem que fazemos alguma coisa importante, afirmou.
O evento também contou com grupos de dança, apresentações teatrais e a exposição fotográfica Um Olhar sobre a Saúde Mental, com material desenvolvido pelos próprios usuários.