Ação Social Pela Música inicia nesta quarta-feira aulas no Centro Cultural Mangabeira

Por - em 1045

Assessoria Funjope

 

Aulademúsica_centrocultural_foto_julianasantos 066A Ação Social Pela Música do Brasil, projeto que vem dando novas perspectivas a crianças e adolescentes do Alto do Mateus, em João Pessoa, estreia nesta quarta-feira (4) em Mangabeira. Será o início das aulas de música para jovens entre 6 e 16 anos no Centro Cultural Tenente Lucena, inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo no último dia 27 de abril.

Assim como no Alto do Mateus, o novo núcleo do projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), conta com capacidade para 70 alunos, que terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

As inscrições, gratuitas, estão sendo feitas na sede do Centro Cultural Mangabeira desde segunda-feira. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em escolas de ensino fundamental ou ensino médio, apresentando pelo menos 90% de assiduidade às aulas em seus respectivos colégios.

“Não é necessário ter noção de música, e cada aluno recebe um instrumento musical para aprender a tocá-lo”, informa o diretor-artístico do projeto, o professor Hector Rossi.

Aulademúsica_centrocultural_foto_julianasantos 030Rossi afirma que o projeto vai além da musica. “A gente utiliza a música como ferramenta pedagógica”, enfatiza o maestro. “Trabalhar a autoestima nessas crianças é fundamental para o desenvolvimento delas no futuro”.

Projeto – O projeto atua apoiado em quatro bases: atenção, concentração, disciplina e trabalho em equipe. “Isso muda o comportamento da criança, o que reflete na família, na escola… essa mudança de comportamento é muito importante para esses jovens”, comenta o maestro.

Ao contrário do modelo tradicional do ensino de música, aqui os alunos iniciam os estudos em um instrumento e, ao mesmo tempo, formam uma orquestra. Os avanços alcançados com a turma do Alto do Mateus supreenderam. Em dezembro do ano passado, com apenas alguns meses de aula, as crianças subiram ao palco do 3º Festival Internacional de Música Clássica e conquistaram elogios de músicos internacionais.

Ação modelo – A Ação Social Pela Música do Brasil partiu do aclamado El Sistema, implantado na Venezuela há 40 anos e trazido para o Brasil há 20, com atuações bem-sucedidas em comunidades no Rio de Janeiro. Em João Pessoa, chegou no ano passado, quando foi implantado no Alto do Mateus. Lá, o ano letivo começou em março e hoje conta com mais de 50 inscritos em uma lista de espera.

Na Venezuela, El Sistema conta atualmente com cerca de 750 mil alunos, projetando um milhão para 2020. Dessa escola, saíram nomes como o do maestro Gustavo Dudamel que, aos 35 anos, se tornou um dos cinco principais regentes no mundo.