Ações de empregabilidade e de cultura marcam 5° edição do ‘Abril para Juventude’

Por Max Oliveira - em 1100

Com foco na inserção dos jovens no mercado de trabalho, a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) realizou durante toda esta sexta-feira (28), no bairro dos Funcionários I, a 5° edição do ‘Abril para Juventude’. O evento, que teve como tema ‘Juventude, Trabalho e Renda’, reuniu centenas de jovens na Praça Lauro Wanderlei, para participar das ações promovidas nas áreas de empregabilidade e cultura.

Durante a manhã o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) realizou atendimento aos jovens no Centro de Referência da Juventude (CRJ), com serviços de cadastro para vagas de emprego e palestra com orientações sobre empregabilidade. Esta ação, inclusive, faz parte de uma parceria do Sine-JP com a Sejer, para facilitar o acesso do público jovem ao mercado de trabalho, através de um calendário periódico que percorre diversos bairros da Capital.

A coordenadora de Juventude da Sejer, Marília França, ressaltou que o trabalho e a geração de renda estão entre as políticas públicas mais importantes voltadas para os jovens de João Pessoa. Ela ainda destacou a importância do evento para fortalecer o combate a violência contra jovens e adolescentes, que pode ser amenizada com ações que dialoguem diretamente com as comunidades.

“O bairro dos Funcionário I tem uma demanda de juventude enorme, e quando nós dialogamos no sentido de trazer o evento para cá, foi justamente pensando em ofertar mais essa política, travar o debate com a juventude do bairro, e também contrapor a questão da violência, do extermínio da juventude negra. É uma ação que vai de encontro a comunidade”, afirmou.

Já durante o período da tarde o evento foi marcado pelas apresentações culturais. Os moradores dos Funcionários I acompanharam a Banda Marcial Cônego Nicodemos e Castro Alves; Grupo de Capoeira do Valentina, Afro Nagô; Cia de Dança Poder do Ritmo, além do espetáculo Os quatro Elementos e o Balé da ONG Cicovi.

Por fim, a programação foi encerrada na parte da noite com as apresentações das bandas, Os fulanos e Impulso. “Acho que os jovens precisam de eventos como esse, com caráter social e cultural. Fico feliz de nosso bairro ser lembrado”, disse o estudante Marcos Luna da Silva, durante apresentação do grupo de capoeira.

Parceria – O ‘Abril para Juventude’ contou com a participação das secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra), Trabalho, Produção e Renda, além da Autarquia Municipal Especial de limpeza (Emlur) e Fundação Cultural (Funjope).