Acordeonista Mirco Patarini se apresenta na Estação Cabo Branco

Por - em 511

O acordeonista erudito Mirco Patarini, considerado um dos maiores intérpretes de virtuose do acordeon na Europa, se apresenta na Capital paraibana, neste domingo (9), às 17h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O italiano também oferecerá, nesta sexta-feira (6) e sábado (7) à tarde, um masterclass para músicos, que acontece na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e cujas inscrições estão abertas.

Natural de Spoleto (Itália), Mirco Patarini é considerado um intérprete virtuose do acordeon. A técnica utilizada por ele o fez ser respeitado como “os dedos mais velozes do mundo”, com relação aquele instrumento.

Desde os 18 anos de idade, Mirco Patarini participa de concursos e festivais de acordeon pela Itália. Em todos foi classificado em primeiro lugar, sendo vencedor de mais de 50 campeonatos. Foi a partir deles que o músico se tornou um mito e passou a se apresentar em vários países.

O repertório de Mirco Patarini é predominantemente erudito. Além de executar concertos clássicos para acordeon à frente das principais orquestras sinfônicas do mundo, também faz adaptações de peças escritas para outros instrumentos. Esse é o caso das obras de compositores como Johannes Brahms, Niccolò Paganini e Viacheslav Semjonov. Em sua performance também inclui músicas de Astor Piazzola, compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX.

Além de seu currículo como músico, Mirco Patarini é ainda vice-presidente da Confederação Internacional de Acordeon (Cia). Também é proprietário e presidente da empresa Acandalli, considerada a maior fabricante de acordeon no mundo.

Masterclass no Cine Funjope – Os músicos e interessados em participar do masterclass ministrado por Mico Patarini devem preencher uma ficha de inscrição que já está disponível na sede da Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro de João Pessoa). Mais informações (83) 3218-5502.

O masterclass acontece na nesta sexta-feira (7) e sábado (8), das 14h às 17h, no Cine Funjope Linduarte Noronha, localizado no segundo andar da Funjope. Ele será dividido em duas partes. A primeira contempla a história do acordeon e sua atuação nos dias de hoje, além de produção e fabricação do instrumento. O segundo momento aborda a descrição e evolução do mesmo em vários países, assim como técnica, postura e estudo.

Contatos para a imprensa:

Quintanda Musical Produções Artísticas – (11) 25987398/ (11) 982821398/ (11) 984417054

Professor Hélio Medeiros – (83) 96010280