Agências do Santander abrem uma hora mais cedo nos dias de pico
Evanice Maria
As agências do banco Santander na Paraíba já estão abrindo uma hora mais cedo nos dias de pico para evitar o descumprimento da Lei da Fila. A informação foi repassada durante reunião entre a instituição financeira e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) nesta segunda-feira, 23. O banco também apresentou o projeto de adequação para o cumprimento do Plano e Metas e que ficará pronto até o dia 31 de janeiro de 2016.
O encontro faz parte da série de reuniões que o Procon-JP está realizando com os bancos que atuam em João Pessoa com o objetivo de melhorar o atendimento ao público e, por consequência, estancar o número de reclamações que chegam à Secretaria. Os funcionários do Santander participarão, juntamente com os do banco Itaú, de um treinamento sobre a legislação consumerista direcionada a bancos no dia 17 de dezembro.
O secretário Helton Renê está entusiasmado com as ações educativas junto às instituições financeiras e acredita que o Plano de Metas para melhorar o atendimento ao consumidor já está dando resultados. “Esta reunião foi muito positiva porque o Santander se antecipou e já trouxe o layout das adequações que o banco está trabalhando para cumprir a legislação. Até o dia 31 de janeiro de 2016 o Plano de Metas para melhoria do atendimento estará pronto”, disse.
Lei das filas – Helton Renê afirma que os bancos estão começando a entender que é mais producente implementar as ações para melhor atender ao cliente. “O exemplo é que o Santander está abrindo as agências bancárias uma hora mais cedo nos dias de maiores movimento. A partir dos dois últimos dias do mês até o quinto dia útil do mês subsequente, os caixas das oito agências em João Pessoa estão recebendo o público antes do horário normal. Já é um avanço. Vamos continuar pensando formas de melhorar o atendimento através do cumprimento da Lei da Fila”.
Correspondentes – O Santander também entregará ao Procon-JP a lista de correspondentes bancários, atualizada, e os respectivos limites de transação, uma forma de dar aos clientes uma opção a mais para suas transações financeiras. Estamos nos comprometendo com os bancos em realizar uma ampla divulgação dos locais onde o cliente pode, por exemplo, pagar suas contas”.