Ações da Semob amenizam congestionamento provocado por acidente

Por - em 421

Durante toda a manhã desta quinta-feira (6), agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa trabalharam para amenizar os efeitos do congestionamento em algumas vias da Capital. O trânsito ficou lento em virtude de um grave acidente ocorrido na madrugada na Avenida Empresário João Rodrigues Alves, principal dos Bancários (em frente ao Supermercado Carrefour). No local, um veículo colidiu e derrubou um poste de alta tensão e outro veículo se envolveu no mesmo acidente.

A Semob direcionou todo o seu efetivo já às 5h da manhã para as áreas próximas ao acidente com objetivo de minimizar os congestionamentos causados pela colisão. Com a ação da Semob, o término do horário de pico e a retirada dos veículos colididos, o trânsito se normalizou no viaduto e nos Bancários por volta das 10h.

Pouco após as 11h, a principal dos Bancários teve uma das faixas liberada com a retirada do poste, ficando uma faixa obstruída pela equipe da Energisa que efetuava a religação da rede de energia elétrica. O trânsito na avenida foi totalmente liberado as 13h30 com a conclusão dos serviços de reparo.

Vias congestionadas – Com o poste derrubado no acidente dos Bancários, o trânsito foi interrompido no sentido Centro/ Mangabeira, causando congestionamento no entorno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No sentido Mangabeira/Centro, o trânsito, embora com via livre, acabou também ficando lento porque alguns condutores reduziram a velocidade para observar o que tinha ocorrido.

Devido à interdição e a divulgação pela mídia do acidente que ocorrera, vários condutores acabaram desviando o seu itinerário para o viaduto do Cristo Redentor. Com o aumento do fluxo de veículos no horário de pico, que já é bastante intenso, e mais uma pequena colisão na rotatória que dá acesso a Avenida Ranieri Mazilli – em frente à Empasa, o trânsito também ficou congestionado no entorno dessa localidade.

Os motoristas que trafegavam pela BR 230, observando o fluxo de veículos no viaduto, acabaram optando por seguir em frente com destino ao girador do Geisel, o que fez com que a rodovia ficasse com lentidão. Já no sentido oposto, em direção a Cabedelo, também houve lentidão pelo intenso fluxo de veículos no acesso à UFPB e a redução da velocidade de alguns motoristas tentando compreender o que havia ocorrido. Por causa desses incidentes, o sistema de transporte coletivo também foi prejudicado com os atrasos nos horários de viagens.

Monitoramento – As avenidas Hilton Souto Maior, Ranieri Mazilli e D. Pedro II, bem como a Via Expressa Padre Zé, Rua Empresário João Rodrigues Alves e Viaduto do Cristo, assim como as áreas próximas, foram monitoradas pelos agentes que atuaram nesses locais controlando o trânsito até a normalização do fluxo de veículos.

A diretoria da Semob e outros técnicos coordenaram toda a operação da central de monitoramento por câmeras do órgão. Todo o esforço da equipe foi no sentido de desfazer os engarrafamentos, auxiliando a população em seus deslocamentos.

Pequenos acidentes – Além do grave acidente dos Bancários, outras colisões também contribuíram para o congestionamento ocorrido na Zona Sul nas primeiras horas da manhã. Destacam-se uma colisão entre automóvel e motocicleta, na Avenida D. Pedro II – sentido bairro/Centro, e três pequenas colisões na BR 230.