Agra entrega kits educativos e declara guerra contra dengue
Estamos declarando guerra à dengue, afirmou o prefeito Luciano Agra no lançamento das ações de combate à dengue, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está investindo em informação como arma para prevenção à doença em uma ação integrada entre as Secretarias de Educação (Sedes) e Saúde (SMS). Na ocasião foram entregues 200 kits educativos aos diretores das escolas municipais e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) do município. Um novo calendário de ações nos cinco distritos da cidade foi anunciado, bem como o dia D de combate que será em 7 de abril.
O prefeito Luciano Agra afirma ser de grande importância o engajamento da sociedade como parceira do poder público no combate à dengue e a PMJP colocou o estudante como ator social fundamental nesse trabalho. O material educativo que estamos entregando serve para que as crianças difundam o conhecimento em suas casas, conscientizando seus familiares. Nós não vamos banalizar a dengue e por isto estamos com este trabalho transversal, aliando educação e saúde.
A secretária de Educação, Ariane Sá, explica que os kits distribuídos aos estabelecimentos de ensino educam e divertem. São jogos didáticos que informam sobre o que é a dengue, a prevenção, o contágio, os sintomas e o tratamento, mas com toda a informação passada de uma maneira divertida. Ao fim de um dos jogos, o participante recebe o título de agente secreto contra a dengue, afirma ela, enfatizando que, ao voltar para casa, a criança vai estar estimulada a fazer todo o possível para proteger sua família e até a vizinhança, contra o mosquito.
Jogos virtuais O kit contém cartazes para ser afixado nas escolas e folderes, além de uma cartilha e um jogo da memória, voltado para crianças de cinco a oito anos. Contudo, a Diretoria de Tecnologia da Informação da PMJP elaborou um CD com jogos de computador para chamar ainda mais a atenção dos estudantes. Inicialmente a criança acessa um folder interativo, e depois passa para um jogo de tabuleiro virtual. Ele joga um dado com o mouse e cada casa em que ele chega tem uma lição sobre o assunto, explica Mariane Lira, uma das desenvolvedoras do conteúdo. O material também tem passatempo e caça-palavras.
A diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Talita Tavares, disse que a colocação dos estudantes como público alvo da campanha é fundamental porque o número de casos em pessoas com faixa etária de 0 a 15 anos está crescendo muito. Segundo ela, há 570 casos de dengue registrados em João Pessoa. O número é alto, mas apesar de estarmos longe de uma epidemia, temos que continuar firmes no combate, concluiu.
Dia D – A PMJP vai percorrer toda a cidade com três carros-fumacê nos meses de abril e maio. A ação será lançada no próximo dia 7, no Dia Mundial da Saúde. Este será nosso dia D na campanha e estamos programando para que aconteça no Ponto de Cem Réis. Vamos concentrar toda a gestão da saúde municipal nesse evento porque a luta contra a dengue é nossa prioridade, afirma Talita Tavares.
Já a ouvidora municipal Tânia Brito, que também esteve no evento, convocou a população a denunciar quando suspeitarem de locais onde possa haver proliferação de ovos do mosquito Aedes Aegypti. É importante que a população participe desta ação e denuncie. Eles não precisam se identificar, apenas devem procurar a Ouvidoria Municipal, enfatizou.
Veja o calendário da passagem dos carros-fumacê nos distritos e os bairros onde há mais incidência de dengue:
15/04 Distrito V Tambauzinho, Bessa e Manaíra
26/04 Distrito III Mangabeira, José Américo e Bancários
06/05 Distrito II Geisel
13/05 Distrito I Bairro das Indústrias e Alto do Mateus
20/05 Distrito IV Centro e Varadouro