Agra inaugura serviço de saúde para usuários sem mobilidade

Por - em 1117

Cerca de 250 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em João Pessoa a partir deste sábado (10). Em solenidade no bairro Tambauzinho, o prefeito Luciano Agra inaugurou a sede do serviço e entregou uma frota de oito veículos, que atenderão pacientes impossibilitados de se locomover até uma unidade de atendimento.

Na oportunidade, o prefeito destacou a importância de conceitos diferenciados, como o “Melhor em Casa”, para ampliar o atendimento fornecido à população. “Gosto de ideias que chegam para melhorar e acrescentar, e esta é uma delas. Precisamos redobrar as ações para levar os serviços de saúde das Unidades de Saúde da Família e dos Centros de Atenção Integrada para a residência daqueles que necessitam”, enfatizou.

Disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), numa parceria com o Ministério da Saúde, o atendimento será realizado por equipes capacitadas, que oferecerão atendimento qualificado.

Rotatividade – Segundo Tâmara Guedes, diretora de Atenção à Saúde, o serviço melhorará a rotatividade dos leitos hospitalares, já que muitos pacientes ficavam um longo tempo nos hospitais e isolados do cuidado dos familiares. Com este serviço, elas terão acesso a todo o cuidado que tinham em hospitais ou unidades de saúde e, ao mesmo tempo, o apoio da família. “Isso vai fazer com que as pessoas se restabeleçam mais rapidamente e proporcionará maior aproveitamento dos leitos hospitalares”, salientou.

Por meio de equipes multiprofissionais, o serviço qualifica o cuidado de usuários que necessitam de atendimento na própria residência. “Uma pessoa acamada cadastrada no SAD pode receber cuidados de profissionais como médicos, fisioterapeutas e enfermeiros em sua casa, com o suporte diferenciado dessa equipe de saúde”, acrescentou Aline Almeida, gerente de Atenção Básica da SMS.

Um total de sete equipes multiprofissionais e três de apoio, que contam com assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem, integram o serviço. Além dos aproximadamente 60 profissionais, oito veículos serão disponibilizados para conduzir equipes e material às residências.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) está sediado na Rua Deputado José Mariz, 599, em Tambauzinho.