Agra lança Plano Diretor para impulsionar turismo em João Pessoa

Por - em 774

O prefeito Luciano Agra lançou, nesta sexta-feira (28), o Plano Diretor de Turismo, em solenidade realizada na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O documento traça um perfil dos turistas que procuram João Pessoa, além de mostrar as potencialidades da cidade e seus principais pontos de visitação, com o objetivo de estimular investimentos públicos e privados para os turistas que vêm à Capital paraibana. A apresentação do plano teve a participação da cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Usha Pitts, que se mostrou interessada pelo potencial turístico de João Pessoa

O plano foi desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). É o segundo documento elaborado com este propósito, cuja primeira edição foi lançada há 35 anos. “A cidade passou mais de três décadas sem um documento atualizado. Tínhamos a necessidade de realizar um diagnóstico profundo da cidade. Com ele em mãos, teremos a possibilidade de planejar uma série de ações que ainda serão anunciadas para incrementar o turismo local”, disse o prefeito Luciano Agra.

De acordo com o secretário de Turismo da PMJP, Roberto Brunet, o Plano Diretor de Turismo traz todas as diretrizes capazes de mapear as potencialidades turísticas da capital. “O documento é baseado em estratégias que podem melhorar o desenvolvimento, planejamento e ações de marketing no segmento turístico. Foi feita uma triagem completa sobre os destinos da cidade, calendário de eventos e pontos turísticos. Com esse relatório, o turismo da cidade terá desdobramentos imediatos”, afirmou.

Festival – O documento foi apresentado durante a realização do II Festival de Turismo, que acontece no Centro de Convenções e reúne mais e 500 agentes de viagem, até este sábado (29). O plano pretende, em médio e longo prazo, desenvolver o turismo e promover a economia municipal no setor, com melhorias na infraestrutura, no meio ambiente, no urbanismo, no transporte e na cultura – com atenção ao desenvolvimento humano, à inclusão social e à sustentabilidade local.