Alegria do maracatu chega ao Centro de Atendimento ao Turista neste domingo

Por Rômulo Teodorico - em 509

O mês de outubro inicia com uma programação de muito som e ritmo. Neste domingo (6), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) recebe o grupo Nação Maracahyiba, no Largo da Gameleira, orla da praia de Tambaú. Com início às 16h, o grupo exibirá danças da cultura popular e afro-brasileira para turistas e visitantes locais.

A ação é desenvolvida numa parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Turismo (Setur), visando, entre outros objetivos, transformar o CAT num ponto de concentração de turistas durante sua visita por João Pessoa.

Para a apresentação, a banda traz várias músicas autorais, incluindo canções do disco intitulado ‘Acorda Povo’. Além disso, a banda traz grandes compositores paraibanos e pernambucanos, como Cláudia Lima e Erivam Araújo. “A gente vem fazendo uma defesa na cultura afro-brasileira, e para este show, pretendemos levar essa energia bacana para a orla de João Pessoa, animando o público e deixando o fim de semana mais alegre”, disse Luciano Oliveira, fundador da banda.

O grupo é formado pelas vocalistas Monica e Patrícia. Entram também em cena o músico Pato Bass (contrabaixo), Thiago Andrade (guitarra), David Kane (trompete), Bel (sax), Júnior Cebola (trombone) e Luciano Oliveira, Fabio Luiz, Allyson e Israel Lucena, na percussão.

Nação Maracahyiba – Surgiu no Centro Histórico de João Pessoa, por meio de uma oficina. Durante os anos foi desenvolvido um movimento de tambores na cidade, trazendo a força do maracatu para as ruas do Centro. O grupo já chegou 60 batuqueiros. Com o tempo, foi criando novas ideias, chegando a criar um disco autoral, participando de vários festivais.