Alunos da Escola Anita Trigueiro participam pela segunda vez do OPCA
Nas manhãs desta quarta e quinta-feira (1° e 2), a Escola Municipal Anita Trigueiro do Vale, localizada no Altiplano, recebeu mais uma vez as atividades do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Este é o segundo ano que a unidade de ensino realizou a atividade e já percebe os resultados.
Para a professora do 4° ano, Jamiles Galvão Silva, um dos grandes méritos da atividade é que os alunos que participaram do OPCA não apenas compreenderam como funciona a gestão pública, mas também levaram esses conhecimentos para suas casas, se tornando multiplicadores desse conhecimento. “Em minha opinião, a ação foi válida. Percebi que os alunos começaram a levar a noção do orçamento participativo para a família, valorizando o trabalho”, avalia a professora.
Diferente do que acontece no Orçamento Participativo, onde demandas são eleitas anualmente, o ciclo do OPCA dura dois anos. Como a escola elegeu demandas em 2013, em 2014 não houve eleição de novas demandas.
O secretário Executivo do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevânio Macedo, explica que durante a atividade realizada esta semana, os estudantes eleitos conselheiros no ano anterior, passaram por uma formação em cidadania e depois por uma plenária, durante a qual foram debatidos os encaminhamentos dados às demandas anteriormente eleitas.
“O principal objetivo do OPCA é estimular o protagonismo e a participação cidadã dos alunos dentro das escolas. Dessa forma, eles podem entender a importância da participação popular na gestão pública”, afirmou Macedo, defendendo que esta ação tornará os estudantes que participam dela adultos mais conscientes da própria importância e do próprio poder como agente transformador da sociedade.
Essa lição foi bem compreendida pela aluna do 5º ano, Karolyni Martins Ferreira, de 11 anos. “O OPCA foi bom. Bem legal! Vimos que nossos pleitos foram aceitos”, comemora a estudante.