Alunos da Escola Frei Albino elegem as demandas dentro do OP
Os alunos da Escola Municipal Frei Albino, localizada no bairro do Bessa, elegeram, nesta quarta-feira (4), quatro demandas dentro do ciclo do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Na oportunidade, ainda foram escolhidos 60 conselheiros do OPCA, dentre os 320 estudantes contemplados pelo programa. O objetivo foi promover a formação dos discentes sobre as ferramentas orçamentárias e de participação popular disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A Escola Frei Albino funciona em regime integral e possui 10 turmas do Ensino Fundamental I e II. Dentre as demandas eleitas pelos estudantes, três foram direcionadas ao educandário. São elas: a construção de um ginásio poliesportivo; a melhoria na alimentação (almoço, jantar e lanche); e a distribuição de tablets eletrônicos para os alunos.
Os estudantes também elegeram uma demanda prioritária para as comunidades adjacentes à Escola Frei Albino, que foi a pavimentação de ruas no Bessa, Mandacaru e comunidade São Luiz. “Os alunos atuaram como parceiros da gestão municipal, no tocante ao desenvolvimento de políticas públicas na área educacional e de interesse geral da população. Esse é o princípio básico do Orçamento Participativo, que visa construir a cidade através da participação popular”, comemorou o secretário do OP, Hildevânio Macedo.
O ciclo do OPCA prossegue nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), com a conclusão do processo de formação dos alunos e escolha das demandas, na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, localizada na Aldeia SOS, no bairro de Mangabeira. O processo foi iniciado no último dia 27.
O ciclo – O processo de formação do OPCA ocorrerá, ao todo, em 16 escolas municipais. As atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec). Cada processo de formação tem a duração média de três dias, que se dividirão em dois momentos distintos. A primeira é a fase de formação dos estudantes por turma, explicando a importância do OP e das ferramentas orçamentárias da gestão municipal, a exemplo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária (LOA) e do Plano Plurianual (PPA). Em seguida, os educandos irão eleger de quatro a seis conselheiros por turma e quatro prioridades, sendo três para a escola e uma para a comunidade local.
Calendário – Confira abaixo o calendário com as demais etapas do OPCA:
REGIÃO DO OP |
ESCOLAS |
DATA |
3ª |
Ana Cristina Rolim Machado |
5 a 6 de setembro |
13ª |
Cônego João de Deus |
10 e 11 de setembro |
1ª |
Chico Xavier |
17 e 18 de setembro |
4ª |
Dom Marcelo P. Cavalheira |
24 a 27 de setembro |
9ª |
João XXIII |
01 e 02 de outubro |
11ª |
José de Barros Moreira |
08 a 10 de outubro |
8ª |
Oscar de Castro |
22 e 23 de outubro |
12ª |
Jornalista Raimundo Nonato |
29 a 31 de outubro e 1º de novembro |
2ª |
Anita Trigueiro do Vale |
5 a 8 de novembro |
10ª |
Frei Afonso |
12 e 13 de novembro |
14ª |
Olívio Ribeiro Campos |
19 a 22 de novembro |
5ª |
Radegundis Feitosa |
26 e 27 de novembro |
7ª |
Leônidas Santiago |
3 a 6 de dezembro |
9ª |
João Santa Cruz |
10 e 11 de dezembro |