Alunos da Rede Municipal assistem a concertos do III Festival de Música Clássica

Por - em 534

Dina Melo

fesmusicaclassica_quarta_dayseeuzebio (15)Para apresentar toda a riqueza sonora existente num concerto de música clássica e utilizar este arsenal artístico como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está dedicando os concertos de abertura da semana do III Festival Internacional de Música Clássica as crianças estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O Festival começa no próximo domingo (29) e segue até 5 de dezembro, com 23 concertos no total (às 14h30, 16h, 18h e 20h), circulando pelas principais igrejas do Centro e Centro Histórico, numa realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e com patrocínio do BNDES. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

De 30 de novembro a 4 de dezembro, 250 crianças das Escolas Municipais Dr. João Santa Cruz de Oliveira (no Bairro dos Novais), Comendador Cícero Leite (Valentina Figueiredo), Monteiro Lobato (Costa e Silva), Américo Falcão (Cristo Redentor) e Seráfico da Nóbrega (Tambaú), nesta ordem, vão imergir na música clássica em concertos às 14h30, no Mosteiro de São Bento (a exceção é a apresentação do sábado (4), que acontecerá na 1ª Igreja Baptista).

Américo Falcão – Em matéria de música, as crianças da Américo Falcão não são nada leigas: a escola tem a sua própria banda marcial e oficinas de canto coral que desenvolve à tarde pelo programa Mais Educação. Mas contato com a arte erudita, esta será a primeira vez: “Toda atividade extracurricular que envolva a arte, neste caso a música, desempenha um papel fundamental no seu aprendizado, com ganhos na concentração e estímulos à sensibilidade”, destaca a diretora da unidade, a psicóloga Wellingta Magnólia Lacerda.

“A música ativa os cinco sentidos da pessoa. À medida que a criança escuta, vê e a sente, vai traçando associações com as sensações do mundo e da natureza, revertendo num adulto mais atento às formas de arte”, reforça Kátia Cilene Carneiro, chefe da Divisão de Apoio ao Estudante da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), que acrescenta que os critérios de seleção das escolas participantes prezaram pelas que já desenvolvem projetos de musicalização infantil e não foram contempladas nas edições anteriores.

Concertos – O III Festival Internacional de Música Clássica apresentará um catálogo de bandas, grupos camerísticos e sinfônicos em diferentes formações. Quinze solistas de seis países diferentes (Brasil, EUA, Holanda, Alemanha, Israel e Japão) vão participar. Toda a programação está disponível em www.festivaldemusicajoaopessoa.com.br.