Alunos da rede municipal participam da comemoração dos 23 anos do ECA

Por - em 643

sedec_eca_foto_adrianofranco (9)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), esteve presente nesta quinta-feira (18) na praça Dom Adauto, no Centro da Capital, durante a comemoração dos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Estudantes de 19 escolas da rede municipal de ensino participaram das comemorações que integra o projeto Elos, executado pela Sedec.

Nas tendas espalhadas pela praça os alunos expuseram os trabalhos desenvolvidos nas escolas como jornais e cartazes.  O tema deste ano é ‘Não a Redução a Maioridade Penal’.

O evento foi aberto com a apresentação da Banda Pequeno Davi, do Instituto Pequeno Davi. Caio Lucas Cavalcanti Nóbrega, de 14 anos, aluno da escola municipal Fenelon Câmara, cantou músicas de Cátia de França e Elba Ramalho que são as homenageadas este ano no Ano Cultural.

Para Caio Lucas o evento tem uma importância muito significativa. “As crianças e adolescentes de João Pessoa estão participando em massa o que mostra a nossa força em combate a não redução da maioridade penal. Precisamos de projetos para afastar as crianças das drogas”, disse Caio Lucas.

Estiveram presentes também autoridades e representantes do Ministério Público, de Organizações Governamentais e Não Governamentais, Conselho Tutelar e sociedade civil.

Durante o ano letivo os alunos participaram de oficinas pedagógicas enfocando a temática em questão, como também os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes.

“A gente transmite aos alunos os seus diretos e deveres. Este ano temos uma nova reflexão. Levamos para a escola mostramos que ‘A Redução a Maioridade Penal’ não vai resolver os problemas. Nas escolas os alunos aprendem alguns artigos que trabalham os direitos da criança como direito a vida, a educação, a alimentação”, falou Fabiana Uchôa, coordenadora do projeto Elos.

O ECA é trabalhado com alunos através dos educadores que são formadores e é através de construções coletivas e oficinas que levam as informações através de oficinas pedagógicas para as escolas”.

“Hoje é um dia de grande relevância para toda a rede municipal de ensino. Aqui está acontecendo toda culminância de todos os trabalhos que acontecem durante o ano letivo nas escolas. Criança e adolescente é prioridade sim. Nós temos que garantir um ensino de qualidade”, disse Edilma Ferreira da Costa, secretária adjunta da Sedec.

Projeto Elos – A iniciativa da Sedec tem como objetivo fortalecer as práticas e os valores éticos que resgatam a integração do ser e suas relações interpessoais e sociais. Este trabalho aborda as temáticas droga e violência com o objetivo de desenvolver uma cultura de paz, numa perspectiva da educação inclusiva e da redução de danos.