Alunos da UFPB conhecem o funcionamento do Orçamento Participativo da PMJP

Por - em 271

Alunos do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conheceram as atribuições da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), durante palestra realizada no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, na noite desta quarta-feira (13). O ministrante foi o secretário titular da pasta, Hildevânio Macedo, que explicou o funcionamento do OP enquanto órgão articulador entre a gestão municipal e a população.

“Os alunos conheceram o Orçamento Participativo enquanto ferramenta da PMJP que estabelece o diálogo com a população e que incentiva a participação de cada um dos moradores da cidade na indicação das obras, serviços e ações que garantam a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades sociais”, comentou o secretário.

Cerca de 100 alunos participaram da palestra. Eles conheceram a delimitação das áreas que compõem as 14 Regiões de Participação Popular, que abrange todos os bairros e comunidades de João Pessoa, além da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais ferramentas orçamentárias da gestão municipal. Também foram apresentadas as novidades lançadas pelo OP este ano, a exemplo do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA) e o OP Online.

“Também explicamos como funcionam todas as oito etapas que compõem o ciclo do OP, desde as reuniões preparatórias nas 14 Regiões, passando pelas assembleias regionais, fóruns temáticos do PPA Participativo, Planejamento Participativo até a avaliação final de todo o ciclo que ocorre neste final de ano. A palestra foi uma experiência por demais gratificante”, ressaltou Hildevânio.

A vice-coordenadora do curso e professora na área de Políticas Públicas, Lizandra Serafim, aprovou a realização da palestra. “Na minha área de estudo, a participação cidadã é um tema importantíssimo. Buscamos trabalhar com os alunos o caráter do gestor público, que deve ser democrático, participativo. Para a gente é muito importante ver na prática como isso consolida numa gestão pública municipal, principalmente, que é a porta de entrada do cidadão”, comentou.

Alunos aprovam a ferramenta – Ainda durante a palestra, os alunos do curso de Gestão Pública puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o funcionamento do OP. “Foi uma palestra construtiva, pois, vários colegas ainda não tinham conhecimento sobre a ferramenta e sobre as peças orçamentárias da gestão pública. Foi importante esse contato e essa discussão”, disse o concluinte Benilton Andrade.

Ingrid Marinho, aluna do sexto período, também achou importante a experiência de conhecer o funcionamento do Orçamento Participativo. “Dentro da nossa proposta de estudo, foi interessante conhecer as atividades da secretaria. Já tinha certo conhecimento sobre o OP, mas faltava vivenciar a atuação enquanto porta voz da gestão municipal”, comentou.