Alunos do ‘Ação Social pela Música’ encantam plateia em concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna
Max Oliveira
Crianças se apresentando para crianças – uma simbiose proporcionada pelo poder da música clássica através do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), colocado em prática pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na tarde desta quarta-feira (23), 92 alunos dos núcleos de Mangabeira e Alto do Mateus, onde acontecem às aulas, se reuniram pela primeira vez para uma apresentação marcada pela emoção, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe.
A plateia formada por cerca de 400 alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de pais e familiares, acompanhou com entusiasmo a apresentação da orquestra mirim. Com um repertório que combinou músicas do universo infantil, como ‘Meu Lanchinho’, a clássicos do erudito, os alunos mostraram que música não tem idade, tanto para aprender quanto para apreciar. O coordenador do projeto, maestro Hector Rossi, destacou essa relação, explicando que o intuito é justamente estimular novos adeptos para a música clássica.
“Quem hoje está na plateia, amanhã poderá estar aqui, executando uma peça, porque todo mundo pode fazer música”, disse Hector Rossi, ressaltando ainda o caráter social do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que há um ano e meio de funcionamento contribui com a formação cidadã dos alunos. “São músicos, mas acima de tudo cidadãos, e é isso que a gente coloca como prioridade no projeto. E isso a própria natureza da música ensina, porque para aprender tem que ter disciplina, trabalho e conjunto e dedicação intelectual”, concluiu.
A iniciativa conta com a aprovação dos professores. Maria Clara Gomes, orientadora da Escola Municipal Francisco Edivar, no Cristo, e adjunta na Escola Municipal Analice Caldas, também em Jaguaribe, acredita que a música clássica desperta a sensibilidade entre os alunos e colabora na aprendizagem, porque amplia os conhecimentos para um tipo de arte considerada nobre, que requer um gosto apurado e senso crítico.
“É uma ótima iniciativa da Prefeitura de João Pessoa. Em tempos em que se são colocadas muitas coisas na mídia, muitas vezes sem uma qualidade e que não acrescenta nada para as crianças, a gente tem um projeto como esse, de estímulo à boa música, é sensacional”, afirmou.
Unidades – Atualmente, além da unidade 1, localizada no Alto do Mateus, o ASMB possui uma segunda unidade, no Centro Cultural de Mangabeira. No total, o projeto atende 140 crianças a adolescentes que, de segunda à sexta, têm aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de solfejo e teoria musical com alguns dos mais renomados músicos que atuam na Paraíba.