Alunos do projeto Ação Social pela Música do Alto do Mateus se apresentam na Escola Cônego Matias Freire

Por Juneldo Moraes - em 702

A Orquestra de Cordas do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa (ASMJP), Unidade I – Alto do Mateus, se apresenta nesta quarta-feira (5), às 15h, na Escola Municipal Cônego Matias Freire, na Torre, no primeiro concerto didático do ano.

Regida pelo maestro Héctor Rossi, regente titular da Unidade 1 e diretor artístico da ASMJP, a Orquestra de Cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – formada por 70 componentes, entre crianças e adolescentes, vai tocar músicas clássicas e também populares.

No programa, a “Marcha Radetzky” (J. Strauss), “Marcha Turca” (Beethoven), músicas da série “Game of Thrones” e do filme “Os Vingadores”, “We Are the Champions” (Freddie Mercury), “Finlândia” (J. Sibelius) e “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

O maestro Hector Rossi destaca a importância do projeto Ação Social pela Música como uma iniciativa que vai além da educação musical. “Estudos de longo prazo comprovam que crianças que participam de uma orquestra obtêm melhoras no rendimento escolar”, disse.

Projeto – A Ação Social pela Música é apoiado integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope) e atende mais de 200 crianças e adolescentes nas três unidades da Capital – Alto do Mateus, Mangabeira (cordas) e Gervásio Maia (flauta doce) – com aulas práticas e teóricas diárias, além de aulas de reforço escolar (Português e Matemática). Os alunos do Projeto também recebem cestas básicas.