AnimaCentro agita cena cultural paraibana e conquista espaço na agenda de artistas da terra

Por Patrícia Cantisani - em 744

O Centro Cultural Casa da Pólvora se transformou em palco para a gravação e lançamento do novo DVD da cantora Renata Arruda na noite deste domingo (28). A apresentação da obra intitulada “Nordeste in Natura”, movimentou a programação do AnimaCentro, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Renata Arruda é cantora, compositora, poetisa paraibana, e tem, em suas músicas, influências de compositores como Chico César, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, Luís Ramalho, Vital Farias, Dominguinhos, Luís Gonzaga, Nando Cordel e Lenine, entre outros. Antes de iniciar o show, a cantora ressaltou que a Casa da Pólvora foi o primeiro palco onde se apresentou antes de ter seu primeiro disco, “então, para mim, é uma emoção muito grande estar de volta à Casa da Pólvora, esse é o meu décimo CD, com participações mais que especiais para mim, lançando um trabalho novo, na minha terra, todo voltado para cultura popular, então sou só alegria e felicidade”.

O show contou com abertura do Maracatu Nação Pé de Elefante e participação especial de Vó Meira, como também acompanhamento de artistas já bastante conhecidos na cidade como Marcelo Macedo (guitarra), Chico Correia (programação), Pablo Ramires, Cassicobra (percussão), Lucas Dan (acordeon), pianos e sintetizadores), Geno Costa, Graziele Vilanueva, Polyana Resende e Meire Lima (vocal).

O disco “Nordeste in Natura” é composto de 12 faixas, que trazem músicas autorais de Renata Arruda e Paola Tôrres, escritora, cordelista e médica, com participações de Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Chico César e ritmos marcados por tambores, congas, alfaias, ganzás e pandeiros, festejando as crenças do Nordeste.

Ainda dentro da programação do AnimaCentro, o grupo Florescer levou ao Parque da Lagoa Solon de Lucena, o espetáculo “Quem Sumiu com os Ovos de Páscoa?”, que aguça a curiosidade do público para tentar descobrir quem foi o causador do sumiço dos ovos de Páscoa, provocando a participação da plateia na solução do caso. O elenco da peça conta com as atrizes Alice D’ Moura, como “Dona Coelha”, Flávia Suzana, que vive a “Coelhinha”, e Inês Miguel, que toca as músicas em sua guitarra.

Renata Trajano de Oliveira levou a filha Ana Laura pra assistir o espetáculo e comenta: “depois dessa reforma, o prefeito proporcionou o melhor para os nossos filhos, muitas vezes nós não temos dinheiro, mas tem aqui este teatro ao ar livre, que é muito interessante, é um espaço próximo da minha casa e aqui é muito bom, é o coração de João Pessoa, minha filha ama estar aqui, nos escorregos, nos brinquedos, eu venho aos domingos e durante a semana, quando eu posso”.

Já na Praça da Independência, o grupo teatral Imaginart também atraiu um grande público, atento ao espetáculo ‘Páscoa Aqui, Páscoa Acolá, Pirulim Vai te Ensinar’, que narra a história de uma mãe (coelha Margarida) que pede a ajuda do filho na produção dos ovos, contudo ele só pensa em jogar no celular e não ajuda a mãe. A história ensina sobre a importância da Páscoa, de ajudar ao próximo e que a vida não se resume apenas a tecnologia. A direção do espetáculo é de Flávio Lira.

Na Vila Sanhauá, o público presente assistiu o espetáculo “Scabum!”, da Agitada Gang, que mesmo sem o uso da palavra, conseguiu prender a atenção das crianças contando a história de três palhaços, donos de uma oficina, onde tudo se conserta, que um dia recebem uma encomenda que muda a rotina do trio. O espetáculo tem direção de Fernando Teixeira, no elenco, Madalena Accioly, Adilson Lucena e Edilson Alves, cenário e adereços de Nelson Alexandre, figurinos de Maurício Germano e trilha sonora de Wilame C.

AnimaCentro – O AnimaCentro foi lançado em 2017 pelo Prefeito Luciano Cartaxo e acontece aos sábados e domingos, oferecendo programação gratuita, aberta ao público de todas as idades, com espetáculos de dança, teatro, música e exposições, em vários pontos do Centro da cidade, com o objetivo de valorizar os espaços históricos, revitalizados pela atual gestão.