Apesar das chuvas, Semob não registra acidentes nas últimas 24 horas

Por Pollyana Sorentino - em 518

Mesmo com as fortes chuvas que caíram em João Pessoa nas últimas 24 horas não ocorreu qualquer tipo de acidente nas localidades monitoradas pelas 43 câmeras da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). O registro positivo é reflexo do trabalho de conscientização junto aos condutores com o intuito de levar as ruas da cidade um trânsito cada vez mais seguro.

“Este é um resultado de extrema importância para nós que trabalhamos para promover a segurança no tráfego, bem como para as pessoas, que mesmo diante das dificuldades que as chuvas podem trazer, não tiveram a vida colocada em risco nas nossas vias”, ressalta o superintendente da Semob, Roberto Pinto.

Corredores considerados de grande fluxo, como as avenidas Epitácio Pessoa, Sérgio Guerra, Tancredo Neves, Beira Rio e Pedro II, mesmo nos horários considerados de pico, seguiram de forma constante, apresentando lentidão momentânea durante a ocorrência das pancadas de chuva. “Podemos observar que rapidamente os condutores acionaram os faróis dos veículos e reduziram a velocidade, respeitando as sinalizações. Adotando medidas simples podemos evitar grandes transtornos”, finalizou o superintendente.

Com as chuvas na manhã de hoje, para dar maior fluidez no entorno do Viaduto do Cristo e na Av. Sérgio Guerra (Bancários), agentes de mobilidade urbana seguiram orientando o trânsito e informando condutores sobre as melhores rotas. A expectativa é de que a cidade permaneça assim, sem a verificação de acidentes neste período chuvoso, com isso, a Semob segue alertando sobre a importância dos condutores e pedestres redobrarem a atenção para evitar ocorrências indesejadas.

Em dias de chuva:

– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;

– Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;

– Redobre a atenção nas manobras;

– Mantenha uma distância segura do veículo que está na sua frente;

– Reduza a velocidade, inclusive para evitar possível aquaplanagem.

Câmeras de monitoramento – A Semob visualiza em tempo real os principais corredores da cidade, por meio de 43 câmeras de monitoramento que são acompanhadas por agentes integrantes do Controle de Tráfego por Área (CTA). As imagens das câmeras estão disponíveis aos usuários no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – www.joaopessoa.pb.gov.br – onde os condutores visualizam todos os pontos monitorados observando se a rota que pretende utilizar está com tráfego fluente ou com trânsito lento.

Ampliando o diálogo – A Assessoria de Comunicação da Semob mantém a imprensa informada, por meio de um grupo no aplicativo WhatsApp, sobre assuntos relacionados as mudanças no trânsito e rotas alternativas motivadas pelas chuvas. Com o compartilhamento dos boletins de trânsito, jornalistas e radialistas colaboram com a divulgação junto à população.