Após semana educativa, Semob-JP realiza ação que marca o Dia Municipal da Paz no Trânsito

Por Arthur Araújo - em 682

Relembrar e reforçar o compromisso de todos com um trânsito mais seguro e pacífico para todos. Esse é o objetivo do Dia Municipal da Paz no Trânsito, comemorado em 24 de janeiro. Nesta quinta-feira (24), a Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realiza a ação que marca o encerramento da campanha realizada durante toda a semana, destacando temas essenciais como o uso do celular ao volante, o excesso de velocidade e o cuidado com os pedestres.

A ação final acontece a partir das 10h, no cruzamento da Avenida Edson Ramalho com a Rua Etiquiano Barreto, no bairro de Manaíra. A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) estará no local realizando abordagem, distribuindo panfletos educativos e adesivando os veículos que passarem pelo local. “Foi uma semana importante que alertou para condutas erradas que têm diminuído a segurança do nosso trânsito. Precisamos da cooperação de todos para fazer das ruas um lugar de paz”, afirmou o superintendente Adalberto Araújo.

O uso do celular ao volante foi o primeiro tema abordado pela campanha, que destacou a média de 400 infrações verificadas pela Semob-JP todos os meses em João Pessoa. “Poucos segundos de distração são suficientes para causar um acidente, já que ao olhar para o celular o condutor passa a avançar às cegas”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.

A semana ainda foi palco para o alerta sobre o excesso de velocidade, infração mais cometida durante ano de 2018, com mais de 11 mil registros todos os meses. Por fim, a segurança do caminhante se tornou o foco, destacando a média de 50 pedestres vítimas de acidentes por mês no ano passado.

Acidentes – A imprudência no trânsito foi responsável por um total de 4.739 acidentes entre janeiro e outubro de 2019, dados mais atualizados registrados pela Semob-JP. Nesses casos, foi registrado um total de 5.227 vítimas, 36 delas fatais. “É possível reduzir esses números e isso está em nossas mãos. Basta ter consciência e entender que o trânsito é um espaço que exige prudência e atenção”, afirmou Branquinho.

As atividades referentes ao Dia Municipal da Paz no Trânsito aconteceram de 21 a 24 de janeiro. A campanha foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semusb), BPTran, Corpo de Bombeiros, Compav, Comitê Vida no Trânsito, Detran, DER, DNit, DTTrans, DMTrans, Semob Cabedelo e Polícia Rodoviária Federal.

Ações educativas – As campanhas educativas da Semob-JP se estendem por todo o ano, tanto nas ruas como nas escolas, hospitais, igrejas e empresas. A ação pode ser solicitada junto à Died por meio do envio de ofício. O documento deve conter a data, hora e local para a prestação do serviço, que é gratuito. Escolas precisam informar ainda a faixa etária das crianças e a quantidade de alunos que participarão das atividades. No caso de empresa, é preciso especificar o público alvo e o tema desejado.