Apresentação do grupo Célula de Criação acontece nesta sexta

Por - em 318

Em razão dos protestos ocorridos ontem na Capital, a apresentação do 9º grupo da Célula de Criação foi remarcada para hoje, às 17h, na Estação da Moda – Centro Vocacional Tecnológico da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O grupo formado por alunos e profissionais do Design de Moda, além de uma costureira profissional, desenvolveu no período de 30 dias a coleção Trilhos da Estação, com inspiração na Estação Ferroviária de João Pessoa.

O comentário sobre a coleção será feito pela consultora têxtil do Senai, Micéia Ribeiro. Ela é mestre em Design de Moda pela Universidade Beira Interior (UBI), de Portugal, cujo diploma foi o primeiro a ser revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é aluna de doutorado também pelo Departamento de Engenharia Têxtil da UBI.

Para o consultor criativo do grupo e coordenador da Estação da Moda, Romero Sousa, o grupo foi feliz na escolha do tema e abre portas para que as duas estações desenvolvam projetos em parceria. “A Estação Ferroviária é nossa vizinha e se mostra como um ponto riquíssimo de inspiração para o grupo. Esperamos desenvolver parcerias futuras entre as Estações”, disse.

O terceiro grupo da 2ª edição do projeto Célula de Criação é formado pelos estudantes do curso de Design de Moda Emylene Ballack, Werlleson Willer e Maria Célia, além da designer de moda Anne França e a costureira Isaura Santos. De acordo com Emylene, todos se conheceram através do curso, no Unipê, exceto Isaura, que foi convidada pelo grupo.

Emylene conta que a coleção recebe fortes influências das formas arquitetônicas e também das cores que cercam a Estação Ferroviária. “Montamos um painel de fotos do lugar e começamos a trabalhar a partir daí, com uma cartela de cores fortes e formas que remetem a Estação”, contou.

A coleção – No início do processo, o grupo imaginou uma coleção com características bem urbanas, já que a Estação Ferroviária fica localizada no Centro da Capital. Entretanto, Emelyne conta que os croquis acabaram ganhando um ar retrô. “De repente, começamos a apostar na cintura marcada e no bicolor, usamos especialmente nude e tons escuros”, completou.

A coleção Trilhos da Estação traz looks conceituais e comerciais, além de técnicas como tai dai. Além do material ofertado pela Estação da Moda, o grupo decidiu investir em outros tecidos, como oxford, tafetá com elastano, organza e musseline. “Investimos em alguns tecidos para chegar ao resultado que planejamos. Compramos alguns e aproveitamos outros que tínhamos em casa”, contou.

Embora tenha sido formado há um mês, o grupo contou com duas participantes experientes: Anne França e Isaura Santos. As duas fizeram parte da primeira Célula desse ano. “Na verdade, nós entramos no meio do processo, para ajudar o grupo que ficou desfalcado. Agora, tivemos a oportunidade de participar de todas as etapas, desde o início”, contou Anne.

Para a designer de moda, a segunda experiência com a Célula mostrou que nenhuma criação é fácil, mas que todo trabalho vale à pena. “Nós temos limitações de material e principalmente para reunir o grupo, já que todos trabalham e têm suas ocupações, mas quando vemos as roupas tomando forma, dá uma animada”, afirmou Anne.

Célula de Criação – É um projeto da Estação da Moda com foco no exercício da criação. Os interessados formam grupos de até cinco componentes para desenvolver, no período de 30 dias, uma coleção de moda com 10 looks. A participação é gratuita.

As peças são confeccionadas nas instalações da Estação da Moda com o suporte técnico da designer de moda Lailane Melo e da produtora de moda Grayce de Farias. As duas profissionais são instrutoras da Estação da Moda nos cursos de Corte e Costura e Modelagem, respectivamente. A consultoria criativa é do coordenador do órgão, o estilista Romero Sousa.

O material utilizado na elaboração da coleção é disponibilizado pela Estação da Moda e as peças confeccionadas passam a integrar o acervo do órgão, ficando à disposição do grupo mediante solicitação.

Estação da Moda – A Estação da Moda é um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Fica localizada na Rua Rosário di Lorenzo, s/n, Varadouro. Em frente à Estação Ferroviária de João Pessoa. Mais informações através do telefone (83) 3218-6160.