Apresentações circenses, teatro e dança animam o público na Festa das Neves

Por - em 755

ArteeCenaScoobyDoo_FotoGilbertoFirmino (2)Apresentações circenses, teatro e danças populares atraíram os olhares do público que passou pelas praças Rio Branco e Dom Adauto, no Centro de João Pessoa, durante a terceira noite da Festa das Neves, neste domingo (3). Assim como aconteceu no Ponto de Cem Réis, as crianças eram maioria na plateia e não perderam a oportunidade de interagir com os artistas.

Nem mesmo os balões e doces coloridos desviavam a atenção dos pequenos quando a magia do circo e do teatro eram reproduzidas no palco da praça Rio Branco. No local, as apresentações começaram às 17h com as trapalhadas do palhaço ‘Faniquito’ e toda a turma da ‘Companhia Alegria do Espetáculo’. A dona de casa Maria de Lourdes Santos levou as duas netas, de 2 e 6 anos, para o evento e as meninas reforçavam as risadas e aplausos. “Eu nem sabia que teria essa apresentação com palhaço e malabaristas. Foi muito bom porque elas ainda não tinham ido ao circo”, revelou a avó das crianças.

Após a apresentação circense, o universo infantil continuou sendo o tema no local. Com o espetáculo ‘Scooby-Doo – Fim de Jogo’, a Cara Dupla Companhia de Teatro levou ao palco as aventuras do cachorro falante Scooby-Doo e seus amigos detetives. Com cenas engraçadas, o grupo transformou a histórica praça Rio Branco em cenário para ‘viagens’ a lugares como a Grécia Antiga, Lua até terminar na Capital, em meio à Festa das Neves.

Encerradas as atrações na praça Rio Branco, o público se dirigiu à praça Dom Adauto. Assim como tem acontecido desde a última sexta-feira (1º), o local é espaço reservado à cultura popular. Neste domingo (3), subiram ao palco mestres do Babau, repentistas, além de grupos que dançaram lapinha, ciranda e coco de roda.CulturapopularLapinhaJesusdeNazare_fotoGilbertoFirmino (11)

O primeiro a se apresentar foi o Ventríloquo Mestre Toba, do município de Sapé. Em seguida, foi a vez do cordelista Costa Leite homenagear o aniversário da Capital com poesia. Na sequência, o grupo Lapinha Jesus de Nazaré, do bairro de Mandacaru, dançou a som da viola e do bandolim.

“Para nós é uma alegria participar mais um ano da Festa das Neves e mostrar que nossa cultura está viva”, lembrou o responsável pela Lapinha, Maciel de Souza.

Por fim, o público prestigiou os repentistas Luzia dos Anjos e Santinha Maurício, grupo de projeções folclóricas ‘Eita’ e a noite foi encerrada com a animação do coco de roda e ciranda do Mestre Benedito e da mestra Dona Têca.

Para o diretor de Cultura Popular da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Emílson Ribeiro, as atrações regionais são oportunidades para incentivar o público local e visitantes a valorizarem os artistas e conhecer o trabalho desenvolvido por eles nas diferentes regiões do Estado. “Através da cultura popular você conhece de que parte é feito o nosso povo, como a formação étnica, cultural e social. Tudo isso pode ser visto através do Babau, da Lapinha, coco e ciranda”, reforçou Emílson Ribeiro.