Apresentações de cultura popular encantam pessoenses e visitantes na Praia de Tambaú

Por - em 526

extremo popular_foto_manoelmartiliano (2)A cultura popular foi festejada na tarde deste sábado com as emboladeiras Terezinha e Lindalva,e com o grupo Amandinho Jamaica do Afoxé, dentro da programação do Extremo Cultural, no Largo da Gameleira.

A dupla Terezinha e Lindalva é considerada uma das melhores dos pais.  Conhecidas nacionalmente, as  irmãs começaram a fazer embolada ainda meninas com 8 e 12 anos respectivamente. Filhas de pai violeiro que depois desenvolveu a arte da embolada.

Terezinha atualmente com 77 anos e Lindalva com 65 são naturais do Rio Grande do Norte mas com sua arte de improvisação utilizando as curiosidades do cenário em que se apresentam e a rapidez do raciocínio conheceram o país e divulgam a arte com muito prestigio por diversas regiões.

No Largo da Gameleira, as emboladeiras fizeram o público cantar e dar boas gargalhadas com suas rimas falando do cotidiano como a diferença do rico e do pobre, a mulher bonita e a feia e ainda os homens traídos.

Terezinha atualmente mora no rio de Janeiro onde exercita sua arte com outros parceiros e diz com orgulho ter construído uma família maravilhosa com 15 filhos, 28 netos,19 bisnetos e 4 tataranetos, mas lamenta que até hoje nenhum seguiu os passos dela, da irmã ou do seu pai.” Cantar e rimar é uma arte”.

Para o turista brasiliense Renato Veiga, professor que está há duas semanas desfrutando das férias em João Pessoa acompanhado da família, a apresentação das emboladeiras é um momento único de muita cultura, criatividade. “É impressionante como elas fazem a rima pegando figuras que assistem seu show e jogando com histórias e palavras. É encantador”.