Arrecadação de ruas da Zona Azul será destinada ao Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres

Por - em 650

A partir desta quarta-feira (9), os motoristas que estacionarem nas ruas Padre Azevedo e Princesa Isabel estarão contribuindo para a ampliação das ações e políticas públicas em prol da garantia, promoção e efetivação dos direitos das mulheres. Este é o propósito do projeto Rua Lilás, lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa(PMJP) nesta quarta, na Praça Pedro Américo. O projeto destina 50% da arrecadação da Zona Azul destas avenidas ao Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres (FMDM).

seppm_rualilas_foto_dayseeuzebio_ (164)A ação é uma promoção da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPPM) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

A secretária da SEPPM, Socorro Borges, explica que além de destinar 50% do valor da cartela ao Fundo, o projeto prevê um trabalho educativo, à medida que os motoristas receberão das operadoras de estacionamento material educativo sobre as ações e políticas públicas direcionadas a equidade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher.

“O projeto é importante especialmente porque, além de buscar recursos para o Fundo, faz um trabalho educativo com a população. Através das operadoras de estacionamento e da sinalização das ruas, as pessoas vão saber que estão contribuindo para o enfrentamento da violência contra a mulher”, ressaltou Socorro Borges. A secretária acrescentou, ainda, a importância do FMDM como instrumento de ampliação das políticas para as mulheres, buscando recursos através de parcerias com empresas, organismos internacionais, agências financiadoras e todas as esferas de governo.

Foram selecionadas para atuar como operadores de estacionamento das Ruas Lilás apenas mulheres, identificadas porseppm_rualilas_foto_dayseeuzebio_ (177) um colete com a cor do programa. Foram criadas 19 vagas de estacionamento na Rua Padre Azevedo e 54 vagas na Avenida Princesa Isabel.

De acordo com o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, a extensão da Zona Azul para as ruas Padre Azevedo e Princesa Isabel tem um conceito diferenciado, já que o trabalho será realizado de forma educativa. “O órgão recebe muitos pedidos de extensão da Zona Azul para ruas de grande movimentação da Capital. Então a gente pegou duas áreas onde havia essa necessidade de rotatividade dos veículos e uniu o útil ao agradável, através dessa parceria com a Secretaria das Mulheres. Além da contribuição financeira proporcionada pela Rua Lilás, a secretaria vai poder promover políticas públicas importantes para a valorização e diminuição da violência contra a mulher”, destacou Roberto.

seppm_rualilas_foto_dayseeuzebio_ (14)Também participaram da solenidade de lançamento do projeto os vereadores Eliza Virgínia e Fuba e o deputado estadual João Gonçalves. Eliza elogiou a iniciativa da Prefeitura ao destinar recursos para o FMDM. “É um momento ímpar na promoção das políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher, que a gente nunca viu na política pessoense, onde o prefeito tem a visão de acolher e dar estrutura que este acolhimento precisa”, ressaltou.