Artesãs beneficiadas com projetos da PMJP expõem peças na Brasil Mostra Brasil
Dani Rabelo
As artesãs acompanhadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de projetos desenvolvidos pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Trabalho e Renda e Desenvolvimento Social (Sedes), estão expondo suas peças na 21ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. Considerado o maior evento do gênero no Norte e Nordeste, a feira acontece no Centro de Convenções até o próximo dia 12.
Como nos outros anos, o evento possui alguns espaços setorizados, e os grupos de artesãs foram colocados em um ambiente diferenciado. Para Josefa Rosa, artesã há 10 anos, o local está ainda melhor. “O espaço ficou muito bom e organizado. As pessoas conseguem circular entre as expositoras, e acaba sendo uma ótima oportunidade para colocarmos os nossos produtos”, disse.
Frequentadora assídua da Brasil Mostra Brasil, Luciana Guedes disse que o ambiente destinado ao artesanato é um dos locais que ela faz questão de ir quando visita a multifeira. “Claro que quando chegamos aqui ficamos surpreendidos com as inúmeras opções de produtos, porém, o que mais me atrai é o artesanato. Me encanta ver o trabalho feito à mão, onde um nunca é igual ao outro, e sempre é possível encontrar uma novidade. Todos os anos compro algumas coisas, seja um trabalho feito em crochê, com retalhos, barro ou uma pintura”, afirmou.
A artesã Margarida Justiniano, que já esteve em outras edições, ressaltou o quanto é bom participar de uma exposição desse porte. “É uma oportunidade de mostrarmos o nosso potencial, e sempre colocar para as pessoas algo novo”, disse.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo, ressaltou que a participação das artesãs em eventos como a Brasil Mostra Brasil faz parte de um trabalho de valorização do que é feito por elas. “O prefeito Luciano Cartaxo possui a compreensão de que o reconhecimento do artesanato é algo muito importante para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres, e a inserção dessas artesãs em espaços que elas possam expor, divulgar e comercializar os seus produtos é algo imprescindível”, declarou.
Giucélia ainda acrescentou que nesses locais são feitos contatos e abertas portas para novas possibilidades. Em 2015, por exemplo, as artesãs participaram da Feira do Trabalho e Renda dentro da II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável, da Feira Economia Solidária, em eventos realizados no Parque da Pólvora, entre outros. “Também já temos espaço confirmado na feira interativa ‘Paraíba Criativa’, que será realizada neste segundo semestre. Precisamos destacar ainda as artesãs do Sereias da Penha, que participaram de palestras com o estilista Ronaldo Fraga, estiveram presentes no desfile que o estilista fez no São Paulo Fashion Week”, destacou.