Artesãs da Penha apresentarão trabalho desenvolvido com Ronaldo Fraga no SP Fashion Week
Os acessórios desenvolvidos pelas artesãs da Praia da Penha serão expostos no mês de abril no São Paulo Fashion Week – maior evento de moda do País. Para isso, as artesãs contam com o auxílio do renomado estilista Ronaldo Fraga. A parceria das artesãs com o estilista resultará na coleção ‘Sereias da Penha’, que envolve acessórios como colares e braceletes. Ronaldo Fraga desenhou a nova coleção que será confeccionada com a escama de peixe. O curso se iniciou na terça-feira (2) e segue até a próxima sexta (6), na Associação das Artesãs, no bairro da Penha.
Esta não é a primeira oportunidade que as artesãs trabalham com o estilista. Em novembro do ano passado houve a primeira etapa do projeto, que foi o curso de aprendizagem. Com a vinda de Ronaldo Fraga, as artesãs passaram por oficinas de nivelamento e produção, em que estudaram a iconografia e a história da Praia da Pena, além das questões religiosas presente no local.
Neste segundo módulo, o estilista garante que as artesãs terão a oportunidade de se familiarizarem e criarem intimidade com os acessórios produzidos com a escama de peixe. “É o momento de aproximá-las desse material, criando uma identidade e consolidando a autoestima. Muitas delas não conheciam o material, mas houve um grande envolvimento com esse trabalho. O resultado será a apresentação dessa marca em todo o território nacional”, declarou.
Curso – A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), possibilitou que as mulheres artesãs se capacitassem, tendo uma nova atividade econômica. A primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, é coordenadora do programa.
Da mesma forma que ocorreu em novembro – primeiro módulo do curso – as aulas ocorrerão durante quatro dias. De terça a sexta-feira, a partir das 8h às 17h. Diferente da primeira oportunidade, quando as aulas foram ministradas na Estação Cabo Branco, o curso acontece na sede do grupo das mulheres artesãs, localizado na Praia da Penha.