Artesãs participam de feira internacional em Fortaleza
Artesãs de João Pessoa estão participando, até o próximo domingo (14), da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que acontece em Fortaleza desde o dia 5 deste mês. Três expositoras locais levaram peças de 80 alunas do curso ministrado pelo projeto Raízes da Arte para beneficiárias de programas de geração de emprego e renda da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Participaram das aulas beneficiárias dos projetos Empreender-JP (Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa), Grupo de Mulheres Produtoras e Economia Solidária. De acordo com uma das responsáveis pela gestão do Raízes da Arte, Antonieta Walderize Bezerra, na Feincartes as artesãs terão a oportunidade de vender e de fazer negócios com compradores de 12 estados brasileiros e de 19 países que participam do evento. A feira está sendo muito bem frequentada e é uma grande oportunidade de novas encomendas.
O curso com as artesãs teve início em novembro do ano passado e foi dividido em oficinas com duração média de três meses e meio. De acordo com o diretor de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), responsável pelo Empreender-JP, Ruy Ribeiro, as aulas foram focadas na capacitação em design e em crédito. Esse trabalho tentou resgatar o artesanato feito com motivos genuinamente pessoenses, explicou Ruy Ribeiro.
O Raízes da Arte é um projeto do Grupo Gestão de Empreendimentos, associação sem fins lucrativos de Recife (PE) que trabalha com ações de capacitação voltadas à população mais carente, para estimular o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.
Esta é a segunda vez que a entidade faz parceria com a PMJP. Em 2008 realizamos outro projeto de capacitação aqui. João Pessoa está se tornando um parceiro estratégico para os nossos projetos, afirmou Antonieta Bezerra. De acordo com ela, desta vez o curso foi financiado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia que são destinados a ações de capacitação. Preparamos o projeto e encaminhamos ao Ministério. A aprovação veio logo depois, para que pudéssemos oferecer mais esse trabalho aqui em João Pessoa.