Atividade marca encerramento do ciclo 2013 do Projovem Adolescente
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa promoveu na manhã desta terça-feira (17) uma atividade de encerramento do ciclo 2013 do Projovem Adolescente. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).
Durante o evento, foi realizada uma mostra dos trabalhos realizados nas comunidades pelos jovens adolescentes que fazem parte dos coletivos Alto do Mateus, Mangabeira, Mandacaru, São José, Cruz das Armas, Valentina Figueiredo, Cristo Redentor, Ilha do Bispo, Padre Zé, Funcionários I, Bessa, Gramame e Rangel.
Além de orientadores, facilitadores e educadores dos programas sociais, participou do evento o coordenador do Projovem Adolescente, Lázaro Joaquim de Souza. “O Projovem Adolescente é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos onde é trabalhado a questão da formação cidadã, para o mundo do trabalho e do protaqonismo juvenil”, afirmou.
Neste ano, a PMJP atendeu 1184 adolescentes. Em 2014, a proposta é oferecer 1800 vagas distribuídas em 18 comunidades da capital. “Encerramos o ciclo anual com os planos de atuação social que são executados nas comunidades e também com o encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz, através da formação técnica geral para o mundo do trabalho”, explicou Lázaro Souza.
O Projovem Adolescente é parte de um conjunto de ações da proteção social básica, que oferece formação técnica geral para o mundo do trabalho e formação cidadã aos jovens com idades de 15 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e jovens encaminhados através do serviço de medidas socioeducativas.
O programa foi implantado em parceria com o Governo Federal e desenvolve atividades de qualificação profissional, oficinas de arte, teatro, música, dança e esportes, tendo como foco principal a convivência familiar e comunitária.
Gilmara Caetano, do coletivo Padre Zé, ressaltou as mudanças no seu convívio com a comunidade e o desenvolvimento do seu potencial. “O Projovem me incentivou a mostrar os meus talentos escondidos. Antes do programa eu era uma adolescente tímida e hoje eu interajo com jovens da minha idade e até melhorou o meu desempenho escolar. Posso afirmar que meu desenvolvimento foi tão positivo que pretendo futuramente me tornar orientadora do Projovem para poder fazer outros jovens descobrirem os seus próprios valores”, disse a adolescente.
Certificação – O Projovem Adolescente promoverá certificação da formação técnica geral para o mundo do trabalho de 200 adolescentes. O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) na próxima quinta-feira (19), às 13h.