Atletas da ginástica rítmica e do atletismo iniciam competição na Capital

Por - em 1138

À tarde do primeiro dia de competição dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa foi marcada pelas disputas de atletismo e ginástica rítmica. As provas aconteceram na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no Ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo. Ao todo, seis mil integrantes de 23 delegações esportivas participam do campeonato até o próximo dia 15.jogosescolares (6)

Na UFPB, aconteceram às provas de arremesso de peso, lançamento do dardo, salto em altura, salto em distância, 100 e 110 metros com barreiras, arremesso de peso, 100 metros rasos e 400 metros rasos. Já no Ronaldão, as atletas da ginástica rítmica competiram nas provas de arco, bola, maças.

O atleta paraibano Everton Gomes, 16 anos, competiu na categoria de 400 metros rasos. “Estou treinando apenas há três meses, apesar de pouco tempo de preparo, estou confiante que fiz o meu melhor. Não fui classificado, mas gostei da minha apresentação”, relatou o jovem. Ele já participou de três campeonatos brasileiros e treina duas vezes por semana.

Assim como ele, as paraibanas Adriely Costa e Ana Gabriela Ferreira também estão disputando os jogos. As atletas da ginástica rítmica competiram na categoria arco e maças, respectivamente. “Participar dessa competição é um sonho para nós e competir em casa, defendendo a Paraíba, é melhor ainda. Mesmo que a gente não seja classificada em primeiro lugar na competição, já somos vencedoras”, declarou Adriely.

No entanto, a presidente da Federação de Ginástica Rítmica na Paraíba, Elaine Lucena, estava confiante com a apresentação das atletas. “Elas foram maravilhosas e fizeram uma linda apresentação. A energia do público sem dúvida fez o diferencial. Foi lindo e estão de parabéns”, disse orgulhosa.jogosescolares (7)

Ela completou ressaltando que a Prefeitura de João Pessoa tem um convênio com a Federação, em que 150 estudantes da rede municipal de ensino praticam o esporte no Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, no bairro Valentina Figueiredo. “Essas atletas não estão participando desses jogos, mas certamente serão as futuras atletas da ginástica rítmica da Paraíba”, afirmou Elaine Lucena.

Jogos da Juventude – Considerada a maior competição escolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude chega em João Pessoa com 4.000 jovens atletas, de todo o Brasil, com idade entre 15 e 17 anos.

A competição é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e conta com correalizadores como o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba, e patrocínio máster da Coca-Cola.