Atletas devem seguir algumas dicas para não passarem mal durante a competição

Por - em 708

logo-meia-maratona-2014A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) estima que mais de 1.200 atletas vão participar da 13ª Meia Maratona da Cidade de João Pessoa. O evento esportivo acontece neste domingo (3), com largada às 7h no Busto de Tamandaré, praia de Tambaú.

Para participar da corrida não é preciso ser atleta de alto desempenho, mas é fundamental estar em dia com a saúde para não passar mal durante o percurso da prova, que é de 21 e 5 quilômetros (km).

O secretário adjunto da Sejer, Oscar Moura, que é profissional de Educação Física, lista algumas recomendações importantes para quem vai correr. Ele destaca a hidratação, dormir bem no dia anterior a prova, respeitar seus limites físicos e a alimentação. “Alimentar-se adequadamente é um dos pontos principais para garantir um bom desempenho na corrida. Antes da prova é fundamental fazer uma refeição leve no café da manhã, mas que seja rica em carboidratos e proteínas. Banana, maçã, pêra, sucos e vitaminas, além de barras de cereais são recomendados”, orienta.

Dormir bem no dia anterior a prova, pelo menos 8 horas, também é outra dica muito importante e deve ser seguida à risca pelos atletas. É fundamental estar com o corpo descasado para que o competidor tenha um melhor rendimento. A hidratação também ajuda no melhor desempenho do atleta. “A água tem a função de hidratar o atleta e seu uso é recomendado antes, durante e depois da prova, principalmente se a temperatura estiver muito alta. Isotônicos também são muito importantes, já que, além de hidratar, fornece energia durante a prova”, explicou Oscar Moura.

É comum aparecerem atletas de todos os tipos em uma prova como a Meia Maratona. Têm os chamados atletas de ponta, que são acostumados com longos percursos e treinam regularmente; e atletas de finais de semana, que são aqueles que fazem esporte por robby, sem fins de competição. Para este tipo é recomendado correr na prova dos 5 quilômetros. Também há os atletas da Melhor Idade, que participam de eventos esportivos mais em busca de lazer.

Equipamentos adequados e avaliação médica – No dia da prova, a PMJP vai disponibilizar uma tenda com profissionais de saúde para aferição da pressão arterial. A equipe do Samu também estará a postos para algum caso de emergência.

“É preciso consultar um médico, principalmente pessoas sedentárias, que resolvem praticar uma atividade física regular de uma hora para outra”, recomenda o educador.

Já em relação aos equipamentos, o uso de um tênis apropriado para correr é muito importante porque ajuda, inclusive, a evitar lesões nos pés. É recomendado aqueles com amortecedores, pois provocam uma diminuição do impacto do pé com a pista.

Estrutura – A Sejer está preparando uma ampla estrutura com o objetivo de atender os corredores, incluindo café da manhã com frutas e sanduíches, área para descanso e alongamento, além de oito postos com água a cada três quilômetros da prova para hidratação dos corredores.

Várias secretarias municipais darão suporte na realização da 13ª Meia Maratona da Cidade de João Pessoa. Além da Sejer, o evento conta com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS) e Guarda Municipal (Semusb).