Atrações do Festival de Música Clássica emocionam público nas igrejas de São Bento e Batista

Por Hellen Nascimento - em 845

festivaldemusicaclassica01_12_16_foto_corneliofelipe-034Repertório variado, público atento, igrejas lotadas e muita emoção. Assim tem sido as apresentações vespertinas do 4º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. E nesta quinta-feira (1º) não foi diferente. Sempre a partir das 14h30, o Mosteiro de São Bento, localizado no coração do Centro Histórico da Capital, têm reunido pessoas de todas as idades, inclusive de outros estados.

É o caso da musicista de piano iniciante e professora de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, que fez questão de vir para João Pessoa exclusivamente para participar do Festival. “Estava pesquisando na internet e por acaso vi a divulgação do Festival, achei muito interessante por se tratar de música clássica, estilo que aprecio muito e decidi vir. Outro fator que me agradou muito foi de todos os concertos e masterclasses serem gratuitos e acontecerem em igrejas históricas. Eu não poderia perder. A Prefeitura Municipal de João Pessoa está de parabéns pela iniciativa maravilhosa”, revelou.

No programa, mais uma vez o Trio de Cordas da Universidade Federal de Goiás, com os intérpretes Alessandro Borgomanero (violino), Luciano Pontes (viola) e David Gardner (Violoncelo), emocionou o público com composições de Boccherini, Bach,  Pleyel e Haydn.

festivaldemusicaclassica01_12_16_foto_corneliofelipe-129O violoncelista inglês radicado no Brasil, David Gardner, afirmou que é uma honra participar do Festival. “João Pessoa é uma cidade linda que merece um evento desse porte. Por incrível que pareça na Europa ainda se tem a ideia de que música clássica é para a elite, já no Brasil não é dessa forma, e podemos confirmar isso com a grande receptividade do público que está lotando as apresentações. Esse é um tabu que precisa ser quebrado. E o Festival cumpre esse papel”.

Igreja Batista – Já às 16h, na Igreja Batista, localizada no Centro da Capital, a atração principal foi o Duo de Violoncelo ‘DuAs’, formado pelas intérpretes Teresa Cristina Rodrigues Silva e Josélia Ramalho Vieira, que apresentaram um repertório composto por várias peças populares, com destaque para obra de Chiquinha Gonzaga, compositora e maestrina carioca  com sua primeira composição de sucesso, a polca ‘Atrahente, Lua Branca e Corta Jaca’.

Para conferir a programação completa, acesse o site do evento: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/programacao/