Augusto das Letras 2013 começa com palestra de Fabrício Carpinejar

Por - em 601

O Augusto das Letras 2013 será aberto oficialmente nesta segunda-feira (23), a partir das 19h30, no Casarão 34, com a palestra “A Felicidade Imperdoável”, do poeta, jornalista e cronista gaúcho Fabrício Carpinejar. Este ano, o tema do projeto realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), é ‘Os Oito Poetas de Sempre: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes’. O recorte dado pela organização do evento é o de discutir a poesia através do conceito de tradição e contemporaneidade.

Fabrício Carpinejar é finalista na categoria Contos e Poesias do 55º Prêmio Jabuti de Literatura da Câmara Brasileira do Livro, pela coletânea “Bem-Vindo: Histórias Com as Cidades de Nomes Mais Bonitos e Misteriosos do Brasil”, e atualmente circula o país divulgando o seu mais recente trabalho “Espero Alguém” (Editora Bertrand Brasil), em que ele faz reflexões sobre o estágio do ‘separar-se’.

Carpinejar ressaltou que há relações entre o tema “A Felicidade Imperdoável”, o seu livro atual “Espero Alguém” e a temática do Augusto das Letras 2013. “Vou discutir o quanto valorizamos a tristeza e desistimos rapidamente da felicidade. Esses poetas sempre batalharam para abrir espaços ao acaso. Lidavam com a tristeza como passagem e não como o fim. A gente precisa aceitar o sofrimento com altivez e colocar a dor para trabalhar. Dor parada só nos leva a desintegração”, reforçou.

A mediação da palestra de Carpinejar será feita pelo escritor, pós-graduado em Filosofia e Educação por Sorbone (França), Damião Ramos Cavalcanti. Na sequência, haverá uma cantoria sobre Literatura envolvendo o cantador Oliveira de Panelas e o poeta Astier Basílio.

Fenômeno nas redes sociais e no mercado editorial, Fabrício Carpinejar vê de forma positiva os milhares de compartilhamentos de frases, crônicas e pensamentos contidos em seu trabalho nas redes sociais a exemplo de Facebook e Twitter. Para o escritor gaúcho, quando uma pessoa compartilha um pensamento, ela está, na realidade, divulgando “uma frase máxima de sua vida”. “Vejo com bons olhos esse comportamento nas redes sociais. Elas acabaram por propagar a literatura e se tornou o multiplicador do marcador de página dos livros”, frisou.

Uma das características do Augusto das Letras é o caráter interdisciplinar do projeto. Por isso, a programação contará com a participação do ator Lima Duarte, o cantador Oliveira de Panelas, o cantor e compositor Gustavo Magno e a atriz e ‘performer’ Suzy Lopes.  As atividades do projeto ocorrerão no Casarão 34, Academia Paraibana de Letras, Centro Cultural Joacil de Brito Pereira e Usina Cultural da Energisa.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, enfatizou que a edição 2013 do Augusto das Letras prioriza o debate sobre a Literatura sob um olhar mais amplo da dimensão dos oito autores para as várias gerações e influências em outras manifestações artísticas. “O Augusto das Letras é um evento importante para a cidade de João Pessoa, por isso, a programação elaborada foi pensada de forma que houvesse um diálogo entre os poetas tradicionais e os contemporâneos e as influências em outros segmentos da cultura brasileira”, disse.

O Augusto das Letras tem o intuito de democratizar o acesso da população às obras de escritores brasileiros e estimular o hábito da leitura. O Augusto das Letras vai centrar as várias discussões por meio de palestras e debates em torno de poetas tradicionais a exemplo de Castro Alves e Augusto dos Anjos e outros contemporâneos, como Paulo Leminski e Vinícius de Moraes.

O poeta do “Eu” – O projeto voltado para a Literatura homenageia o poeta paraibano Augusto dos Anjos, conhecido por seu estilo único na Literatura brasileira, que também será tema de discussão. No dia 24, às 10h, na Academia Paraibana de Letras haverá a palestra ‘Augusto dos Anjos e o Eu’ e debate com Sandra Fernandes Erickson.

O poeta, natural de Sapé, será homenageado no encerramento com o show “Eu e Outras Músicas” do cantor e compositor Gustavo Magno. Ele será acompanhado da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, que apresentará a transposição das poesias do “Eu” para o universo musical.

Augusto das Letras – 2013

 

Período:

23 a 28 de setembro

(segunda-feira a sábado)

 

Tema: Oito Poetas de Sempre

 

Os poetas são: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes

 

Programação

 

Dia 23, segunda-feira – Casarão 34

– 19h30 – Abertura Oficial

  • Palestra do escritor e jornalista Fabrício Carpinejar (RS), com tema ‘A Felicidade Imperdoável’ (mediador: Damião Ramos Cavalcanti, escritor, pós-graduado em Filosofia e Educação por Sorbone/França)
  • Cantoria sobre literatura, com Oliveira de Panelas e Astier Basílio (PB)
  • Coquetel com lançamento de livro

 

Dia 24, terça-feira – Academia Paraibana de Letras

– 15h – Palestra-debate com Poeta, ensaísta e criador do site Weblivros Reynaldo Damásio (SP)

Tema: Paulo Leminski e as Linguagens Contemporâneas

Mediadores: Wellington Pereira (PB), jornalista, mestre em Literatura Brasileira e professor da UFPB;

Bruno Gaudêncio (PB), escritor, jornalista e historiador.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 25, quarta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira

– 10h – Palestra-debate com Sérgio de Castro Pinto (PB), poeta, jornalista e professor de literatura brasileira da UFPB, que se debruçou sobre a obra de Manuel Bandeira no doutorado.

Tema: Manuel Bandeira

Mediadores: Marcus Alves (PB), jornalista e doutor em Sociologia pela UNB, desenvolveu diversas pesquisas sobre a cultura Pop/Rock e indústria cultural;

Neide Medeiros (PB) é escritora e autora de diversos livros, incluindo quatro sobre a obra de Augusto dos Anjos. É integrante da Fundação Nacional do Livro e professora aposentada da UFPB.

– 15h – Palestra-debate com Frederico Barbosa (São Paulo), poeta, ensaísta e professor. Organizador de antologias de poesia, Frederico tem poemas traduzidos em vários idiomas.

Tema: Carlos Drummond de Andrade, Poesia e Prosa

Mediadores: Mercedes Cavalcanti – Pepita (PB), escritora, professora do curso de Letras da UFPB e doutora pela Universidade Antónoma de Madrid (Espanha);

Antonio Mariano (João Pessoa), escritor, poeta e integrante do ‘Clube do Conto’.

 

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes, atriz de cinema e teatro, ‘performer’ e idealizadora do projeto mensal ‘Sarau Café em Verso e Prosa’.

 

Dia 26, quinta-feira – Academia Paraibana de Letras

– 10h – Palestra-debate com Hildeberto Barbosa Filho (PB), poeta, professor da UFPB, crítico literário e doutor em Literatura.

Tema: Castro Alves

Mediador: Valéria Rezende (PB), autora de vários livros editados no Brasil, Espanha, França e Portugal.

– 15h – Palestra-debate com Sandra Fernandes Erickson (RN), é mestre em Literatura pela Texas A&M University (EUA) e pesquisadora sobre Augusto dos Anjos.

Tema: Augusto dos Anjos e o “Eu”

Mediadores: Expedito Ferraz (PB), escritor paraibano;

Ana Isabel Leão (PB), pesquisadora da obra de Augusto dos Anjos e integrante da Academia de Letras e Artes do Nordeste-PB.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 27, sexta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira

– 10h – Palestra-debate com Gonzaga Rodrigues (João Pessoa), jornalista e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Jomar Moraes Souto e o “Itinerário Lírico”

Mediadores:  Wills Leal (PB), professor, escritor e jornalista;

André Ricardo Aguiar (PB), poeta, membro do Clube do Conto de João Pessoa e autor de diversos livros.

– 15h – Palestra-debate com Ronaldo Cagiano (SP), escritor, ensaísta e crítico.

Tema: Mário Quintana

Mediadores: Lau Siqueira (PB), poeta gaúcho radicado na Paraíba, autor de livros e militante cultural na difusão da leitura e poesia;

Leo Barbosa (PB), escritor, poeta e professor de Gramática e Literatura.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

Dia 28 – sábado – Casarão 34

– 8h às 12h – Oficina de Literatura Infanto-Juvenil, ministrada por Leo Barbosa

– 15h – Academia Paraibana de Letras

Palestra-debate com Carlos Aranha (PB), jornalista, poeta e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Vinícius de Moraes

Mediador: Chico Pereira (João Pessoa), escritor paraibano.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

– 19h30 – Encerramento – Usina Cultural da Energisa

  • Apresentação do ator Lima Duarte (Rio de Janeiro), com mediação de Amilton Pinheiro (São Paulo), jornalista, redator e autor de resenhas.
  • Show “Eu E Outras Músicas”, com adaptações de Gustavo Magno de poemas de Augusto dos Anjos e participação da Orquestra de Câmara do Município, com regência de Carlos Anísio.
  • Coquetel