Augusto das Letras começa com cantoria e diálogos sobre literatura

Por - em 711

Augusto das Letras 2013 palestra de Fabrício CarpinejarImprovisação, cantoria e diálogos sobre a crônica, a escrita, a poesia e o cotidiano marcaram a abertura do projeto Augusto das Letras, na noite desta segunda-feira (23), no Casarão 34, no Centro da Capital. O evento reuniu artistas, intelectuais, gestores e o público em geral para ver Oliveira de Panelas e Astier Basílio explorando a improvisação a partir da cantoria. A noite foi encerrada com a ‘aula-espetáculo’, do jornalista, cronista e escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, que discorreu com o tema “A Felicidade Imperdoável”, sobre a relação entre cotidiano e poesia, a diferença entre crônica e autoajuda e a ‘íntima’ relação dos poetas com a tristeza.

Na edição 2013, o Augusto das Letras tem como tema ‘Oito Poetas de Sempre: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes’.

A noite começou com a improvisação do cantador Oliveira de Panelas e o poeta Astier Basílio, que empunhando uma viola, se ‘lançou’ aos desafios. Além de versos que citavam Augusto dos Anjos e Carpinejar, Astier Basílio cedeu espaço para Oliveira de Panelas recitar “Não troco meu oxente pelo ok de seu ninguém”. A frase extraída da poesia de sua autoria se tornou referência nas redes sociais e até em revista de circulação nacional, mas atribuída equivocadamente a Ariano Suassuna.

Na solenidade de abertura, o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), representando o prefeito Luciano Cartaxo, deu às boas vindas ao público, reforçando a importância do fomento à leitura e ao conhecimento que eventos como o Augusto das Letras propicia.

Já o presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti, agradeceu pelo convite e destacou a dimensão da importância do evento. “É importante que esse evento traga a herança do nome de Augusto dos Anjos porque sem poesia o homem não sonha”, disse.

Fabrício Carpinejar elogiou a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural, em abrir mais espaço para a Literatura e fazê-lo com homenagem ao poeta Augusto dos Anjos. “Muito bom poder voltar a João Pessoa em um evento como essa porque tenho uma relação muito forte com os poetas daqui”, afirmou.

Carpinejar utilizou de cenas do cotidiano para ilustrar a feitura das crônicas e poesias, trazendo o público para dentro do universo da escrita com simulações de situações, o que provocou risos do público. Durante a ‘aula-espetáculo’, ele fez questão de pontuar a importância da crônica, poesia e escrita como expressões da relação do homem com a linguagem. Ao final, houve espaço para perguntas e o debate.

Nesta terça – O Augusto das Letras prossegue nesta terça-feira (24), a partir das 15h, com a palestra debate ‘Paulo Leminski e as Linguagens Conteporâneas’, proferida pelo poeta, ensaísta e criador do site Weblivros, Reynaldo Damásio (SP). A mediação será feita pelo mestre em Literatura Brasileira e professor doutor vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Wellington Pereira e o poeta, escritor e historiador, Bruno Gaudêncio.

A partir das 17h, a atriz e performer Suzy Lopes comanda o Sarau Literário do Augusto das Letras.

Augusto das Letras – 2013

Período:

23 a 28 de setembro

(segunda-feira a sábado)

Tema:

Oito Poetas de Sempre

Os poetas são:

Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes

 

Programação

Dia 24, terça-feira – Academia Paraibana de Letras

– 15h – Palestra-debate com poeta, ensaísta e criador do site Weblivros Reynaldo Damásio (SP)

Tema: Paulo Leminski e as Linguagens Contemporâneas

Mediadores: Wellington Pereira (PB), jornalista, mestre em Literatura Brasileira e professor da UFPB;

Bruno Gaudêncio (PB), escritor, jornalista e historiador.

 

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 25, quarta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira

– 10h – Palestra-debate com Sérgio de Castro Pinto (PB), poeta, jornalista e professor de literatura brasileira da UFPB, que se debruçou sobre a obra de Manuel Bandeira no doutorado.

Tema: Manuel Bandeira

Mediadores: Marcus Alves (PB), jornalista e doutor em Sociologia pela UNB, desenvolveu diversas pesquisas sobre a cultura Pop/Rock e indústria cultural;

Neide Medeiros (PB) é escritora e autora de diversos livros, incluindo quatro sobre a obra de Augusto dos Anjos. É integrante da Fundação Nacional do Livro e professora aposentada da UFPB.

– 15h – Palestra-debate com Frederico Barbosa (São Paulo), poeta, ensaísta e professor. Organizador de antologias de poesia, Frederico tem poemas traduzidos em vários idiomas.

Tema: Carlos Drummond de Andrade, Poesia e Prosa

Mediadores: Mercedes Cavalcanti – Pepita (PB), escritora, professora do curso de Letras da UFPB e doutora pela Universidade Antónoma de Madrid (Espanha);

Antonio Mariano (João Pessoa), escritor, poeta e integrante do ‘Clube do Conto’.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes, atriz de cinema e teatro, ‘performer’ e idealizadora do projeto mensal ‘Sarau Café em Verso e Prosa’.

 

Dia 26, quinta-feira – Academia Paraibana de Letras

– 10h – Palestra-debate com Hildeberto Barbosa Filho (PB), poeta, professor da UFPB, crítico literário e doutor em Literatura.

Tema: Castro Alves

Mediador: Valéria Rezende (PB), autora de vários livros editados no Brasil, Espanha, França e Portugal.

– 15h – Palestra-debate com Sandra Fernandes Erickson (RN), é mestre em Literatura pela Texas A&M University (EUA) e pesquisadora sobre Augusto dos Anjos.

Tema: Augusto dos Anjos e o “Eu”

Mediadores: Expedito Ferraz (PB), escritor paraibano;

Ana Isabel Leão (PB), pesquisadora da obra de Augusto dos Anjos e integrante da Academia de Letras e Artes do Nordeste-PB.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 27, sexta-feira – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira

– 10h – Palestra-debate com Gonzaga Rodrigues (João Pessoa), jornalista e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Jomar Moraes Souto e o “Itinerário Lírico”

Mediadores: Wills Leal (PB), professor, escritor e jornalista;

André Ricardo Aguiar (PB), poeta, membro do Clube do Conto de João Pessoa e autor de diversos livros.

– 15h – Palestra-debate com Ronaldo Cagiano (SP), escritor, ensaísta e crítico.

Tema: Mário Quintana

Mediadores: Lau Siqueira (PB), poeta gaúcho radicado na Paraíba, autor de livros e militante cultural na difusão da leitura e poesia;

Leo Barbosa (PB), escritor, poeta e professor de Gramática e Literatura.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

 

Dia 28 – sábado – Casarão 34

– 8h às 12h – Oficina de Literatura Infanto-Juvenil, ministrada por Leo Barbosa

– 15h – Academia Paraibana de Letras

Palestra-debate com Carlos Aranha (PB), jornalista, poeta e um dos principais cronistas da Paraíba

Tema: Vinícius de Moraes

Mediador: Chico Pereira (João Pessoa), escritor paraibano.

– 17h – Sarau Literário conduzido por Suzy Lopes

– 19h30 – Encerramento – Usina Cultural da Energisa

  • Apresentação do ator Lima Duarte (Rio de Janeiro), com mediação de Amilton Pinheiro (São Paulo), jornalista, redator e autor de resenhas.
  • Show “Eu E Outras Músicas”, com adaptações de Gustavo Magno de poemas de Augusto dos Anjos e participação da Orquestra de Câmara do Município, com regência de Carlos Anísio.
  • Coquetel